A morte do maior peixe-dourado do mundo, Carrot (Cenoura, em português), deixou os fãs e entusiastas da pesca em luto. O peixe ficou famoso por pesar cerca de 30kg, o equivalente a um labrador adulto, e vivia no Bluewater Lakes, na França. A notícia de sua morte, aos 20 anos, foi anunciada pelos proprietários do lago no último dia 21 de agosto. A equipe garantiu que a causa foi natural e não está relacionada aos inúmeros pescadores que fisgaram o Cenoura ao longo dos anos.
O peixe era uma carpa híbrida de couro e carpa koi, e impressionava pelo tamanho e pela cor laranja vibrante, uma característica comum da espécie koi. Seu último destaque na mídia ocorreu recentemente, quando foi fisgada por um britânico.
A administração do Bluewater Lakes expressou tristeza pela perda e descreveu Cenoura como um peixe “especial” que marcou a vida de muitos pescadores. Contudo, tranquilizaram os fãs ao revelar que Cenoura deixou dois descendentes: uma carpa comum, com aproximadamente 18 quilos, e outro peixe um pouco menor.
Ao longo dos anos, Cenoura foi uma das principais atrações do lago e atraiu muito visitantes que tinham esperança de fisgá-lo. Entre os que tiveram essa oportunidade, está Lee Parker, que descreveu a captura de Cenoura como um dos momentos mais desafiadores de sua vida. Segundo ele, o peixe "arrancou como um trem expresso", e quase o arrastou para a água. Após uma luta de quase dez minutos, ele conseguiu finalmente capturar o Cenoura, pesá-lo e devolvê-lo ao lago.
Em 2021, outro pescador britânico, Andy Hackett, também fisgou o maior peixe-dourado do mundo, mas levou quase 25 minutos para tirá-lo da água. Na ocasião, o peixe alcançou os 19 quilos.
Cenoura superou, em peso e fama, outros grandes exemplares de peixes-dourados registrados ao longo dos anos. Em 2019, nos Estados Unidos, o pescador Jason Fugate capturou um peixe-dourado de 13,6 quilos em Minnesota. Outro marco significativo ocorreu em 2010, quando o italiano Raphael Biagini fisgou uma carpa koi de 13,6 quilos no sul da França. (OGlobo)
Leia também - Construtora de Confresa irá reformar Palácio Paiaguás por R$ 7 milhões