19 de Abril de 2025
19 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
19 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

VGN AGRO Quarta-feira, 16 de Abril de 2025, 09:21 - A | A

Quarta-feira, 16 de Abril de 2025, 09h:21 - A | A

Restauração de Terras

BRICS discute ações conjuntas para combater a fome e recuperar terras degradadas

O encontro acontece sob coordenação do governo brasileiro, que ocupa neste ano a presidência rotativa do BRICS

Redação/VGNAGRO

Representantes dos países que integram o BRICS estão reunidos nesta semana na capital federal para discutir soluções conjuntas em áreas cruciais como segurança alimentar, sustentabilidade da produção agrícola e recuperação de terras degradadas. A reunião, que vai até quarta-feira (17.04), será encerrada com a presença de ministros e vice-ministros da Agricultura do bloco.

O encontro acontece sob coordenação do governo brasileiro, que ocupa neste ano a presidência rotativa do BRICS. Além dos cinco países fundadores (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), também participam as novas nações-membro: Indonésia, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Entre os principais temas da pauta está a proposta de criação de uma Parceria para a Restauração de Terras, que prevê a recuperação de solos degradados e a melhoria na gestão de recursos hídricos em regiões do chamado Sul Global. A iniciativa será apresentada oficialmente na reunião ministerial e também na Cúpula de Líderes do BRICS, marcada para julho.

Os países também trabalham na finalização de um plano de ação com metas até 2028. O documento deve orientar a cooperação do bloco em quatro frentes: combate à fome, estímulo à produção sustentável, inovação e financiamento no setor agrícola e facilitação do comércio internacional de produtos do agro.

Apesar do foco em estratégias amplas, os delegados discutem como garantir que as ações beneficiem quem está na base da cadeia produtiva, como pequenos agricultores, mulheres rurais, jovens e pescadores artesanais.(Com informações do Mapa)

 Leia também - Ministro nega reintegrar ex-servidora exonerada por incapacidade mental em Cuiabá

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760