O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta quarta-feira (16), em Brasília, o ministro da Agricultura e Bem-Estar da Índia, Shivraj Singh Chauhan, para discutir o fortalecimento da cooperação entre os dois países na área agropecuária.
O encontro ocorreu paralelamente à programação do Grupo de Trabalho de Agricultura dos BRICS e teve como foco a ampliação das relações comerciais e o intercâmbio de tecnologias entre Brasil e Índia.
Durante a reunião, Fávaro destacou o interesse brasileiro em exportar feijão guandu, erva-mate, noz-pecã e ampliar as vendas de carne de aves ao mercado indiano. Em contrapartida, a Índia solicitou a abertura do mercado brasileiro para a romã indiana, pleito que já está em análise pelo Ministério da Agricultura.
Fávaro também ressaltou a importância da parceria histórica entre os países no campo da genética bovina. Segundo ele, cerca de 80% do rebanho brasileiro é formado por zebuínos, originários da Índia, que passaram por melhoramentos no Brasil com apoio da Embrapa.
A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, reforçou o papel da instituição no desenvolvimento de tecnologias e destacou o interesse em promover intercâmbios técnicos com a Índia. A delegação indiana propôs o envio de especialistas ao Brasil e convidou técnicos brasileiros para visitas à Índia.(com Gov.br)
Leia também - Elefanta africana é importada da Argentina para santuário em Chapada dos Guimarães