Durante 10 dias, seis auditores do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estiveram em Cuiabá e mais oito cidades realizando a avaliação da qualidade do serviço veterinário oficial do Estado, e também de outros 42 pontos como estrutura física, financeira, recursos humanos e a interação com a sociedade e produtores.
A auditoria que integra o Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários Oficiais (Quali-SV) do Ministério é realizada em todas as unidades da federação a cada três anos, e nele são observados os pontos positivos e os pontos negativos de cada instituição visitada. Ao final é entregue um relatório que norteará as ações dos próximos anos de cada órgão visitado pelos auditores.
Na 1ª fase os representantes do Mapa, de forma virtual, verificaram a atuação do nosso órgão nos setores de: Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal (CDSA), Coordenadoria de Inspeção e Fiscalização de Produtos e Subprodutos de Origem Animal (CISPOA) e Coordenadoria de Fiscalização e Julgamento de Processos (CFJP). Todos localizados na sede central em Cuiabá. Além disso, questões administrativas também passaram pelo crivo dos auditores. Todos esses setores são localizados na sede central em Cuiabá.
Já na 2ª fase os auditores vieram até Mato Grosso supervisionar as nossas unidades localizadas nas cidades de Barra do Garças, Diamantino, Figueirópolis D'Oeste, Nova Marilândia, Porto Esperidião, Rondonópolis, Tangará da Serra e Vila Bela da Santíssima Trindade. Nesses municípios os auditores do Mapa conheceram inloco os procedimentos técnicos realizados pelo Indea, buscando verificar as melhorias e indicadores nos controles da Defesa Sanitária Animal.
Os auditores finalizaram os trabalhos na sede central, nesta sexta-feira (06.09), onde em reunião com a presidente Emanuele Gonçalina de Almeida, e os diretores técnico e administrativo, Renan Tomazele e Luiz Tarraf, respectivamente, onde realizaram um breve resumo dos apontamentos que irão permear mais o recente plano de ação da autarquia.
Em 60 dias, os auditores irão apresentar um relatório, que irá permear o nosso plano de ação dos próximos 36 meses.