Os pecuaristas, agricultores e produtores rurais da agricultura familiar de Poconé (a 104 km de Cuiabá) sofrem com a falta de chuvas no município e buscam auxílio da Prefeitura para situação que é considerada grave e pode se complicar ainda mais.
Diante do cenário, o prefeito da cidade, Atail Marques do Amaral – popular Tata Amaral (União), publicou no Diário Oficial dos Municípios (AMM), desta terça-feira (05.03), o Decreto 037/2024 que declara situação de emergência devido ao desastre classificados como “estiagem” no município.
Consta da decisão que a escassez de chuvas na região pode causar graves danos aos trabalhadores rurais do município. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, por meio de parecer técnico, relatou a ocorrência de desastre e situação de anormalidade. Diante disso, o prefeito de Poconé autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta à emergência.
Sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o decreto autoriza ainda a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto ao município.
Leia também: Mato Grosso terá Zoneamento Agrícola de Risco Climático; entenda