O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, foi eleito por unanimidade nesta terça-feira (02.04), novo presidente do Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Condeprodemat). A reunião realizada no Palácio Paiaguás em Cuiabá foi à última a ser presidida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, que esteve frente à presidência do Conselho por seis anos.
Na data, o Governo de Mato Grosso começou a discutir propostas para a reformulação dos incentivos fiscais no Estado. A proposta inicial é de prorrogação para as empresas que estejam dando resultados positivos para desenvolvimento das regiões onde estão instaladas por dez anos com redução de um dez avos (1/10) a cada ano.
Mato Grosso tem hoje cerca de 450 empresas incentivadas pelo Programa de Desenvolvimento Comercial e Industrial de Mato Grosso (Prodeic). Nadaf explicou que o Conselho começou a debater a questão agora porque no próximo ano começam a vencer os prazos de empresas instaladas no Estado.
Pela proposta apresentada pelo Governo os incentivos fiscais serão estudados caso a caso. Pedro Nadaf explica que o assunto será debatido com todos os órgãos interessados, como a Assembléia Legislativa, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado, segmento empresarial, entre outros. “Vamos trabalhar duro para fechar uma proposta que tenha como objetivo ajudar Mato Grosso crescer. Outros Estados, como Goiás e Mato Grosso do Sul já prorrogaram por mais 20 anos os incentivos fiscais. Então chegou a hora de começar a discutir a questão”, reforça.
A concessão dos incentivos fiscais traz inúmeros benefícios para o crescimento da região onde a empresa está instalada, como a geração de empregos diretos e indiretos e desenvolvimento social. Este também foi um dos pontos defendidos pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan.
“Temos o frete mais caro, a quilowatt/hora (kWh) mais caro. Dessa forma, precisamos dos incentivos para nos tornar mais competitivos. Não renovar estes incentivos pode significar a ida das empresas para outros estados”, disse. O Condeprodemat é uma entidade que reúne além dos gestores das secretárias que tem como foco o desenvolvimento do Estado, representantes de vários segmentos do setor produtivo. O Conselho discute todas as questões referentes ao desenvolvimento e crescimento de Mato Grosso.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).