Uma jogada de mestre. Assim pode ser considerada a decisão do Partido Social Democrático (PSD) de Várzea Grande, que em resolução retirou os poderes dos vereadores eleitos para o próximo quadriênio, são eles: Chico Curvo, Maninho de Barros, Pedro Paulo Tolares – o Pedrinho -, e Wanderley Cerqueira.
De acordo com a resolução deliberativa, publicada na Imprensa Oficial que circula hoje (10.12) em todo Estado, os vereadores da sigla não podem mais tomar decisões sem antes consultar o uma comissão criada para cuidar dos assuntos do Executivo e Legislativo.
Conforme a resolução, antes dos parlamentares do PSD adotar posicionamento político sobre as votações na Câmara de Vereadores de Várzea Grande terão que levar o assunto ao diretório municipal. E ainda, quem decidirá sobre requerimentos, assinaturas de formações de comissões parlamentares de inquérito (CPI), participação de comissões processantes, pedido de afastamento e votação de cassação de mandato, do Executivo e Legislativo, será a comissão, em discussão com o diretório municipal.
Antes dos parlamentares do PSD opinarem sobre os assuntos acima citados deverão comunicar, primeiramente, ao Presidente da Executiva municipal, e conforme o caso, ao Diretório, para posicionamento político, ou seja, os vereadores eleitos estão sem voz no partido, quem decidirá será o diretório por meio do presidente e da comissão.
O artigo terceiro da resolução cita que a comissão será composta por três filiados, e que a qualquer momento podem solicitar uma reunião para se posicionar perante assuntos relativos à Câmara de Vereadores. “A Executiva Municipal designará uma comissão formada por três filiados, que acompanhará a situação Parlamentar dos Vereadores do PSD, podendo tal comissão a qualquer momento solicitar uma reunião do Diretório para decidir seus posicionamentos perante o Legislativo Municipal” determina o artigo 3º.
Infiéis – A resolução que tira os “poderes” dos parlamentares eleitos pelo PSD, também “enquadra” os vereadores infiéis que estão propagando apoio ao candidato Waldir Bento rumo à Presidência da Câmara Municipal, ao invés de “abraçar” a candidatura do colega partidário Wanderley Cerqueira. Clique aqui e confira matéria relacionada.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).