06 de Fevereiro de 2025
06 de Fevereiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2025, 14:09 - A | A

Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2025, 14h:09 - A | A

proibição para imigrantes

Vereadora diz que crianças venezuelanas desenvolvem "bipolaridade" por pedir dinheiro no semáforo

Vereadora Drª Mara defendeu que crianças devem ser proibidas de pedir dinheiro no semáforo

Lázaro Thor/VGN

A vereadora Dr.ª Mara (Podemos) defendeu nesta quinta-feira (06/02) a proibição de crianças pedirem dinheiro no semáforo em Cuiabá. A vereadora apresentou um projeto de lei que visa proibir a presença de crianças em vias públicas, semáforos e avenidas. Sem comprovação científica, a vereadora defendeu, em discurso na tribuna, que crianças que pedem dinheiro no semáforo desenvolvem bipolaridade e "não criam responsabilidade".

"As crianças são, em sua grande maioria, venezuelanas. A gente não vê aí o costume dessas crianças pedindo no semáforo e avenidas como, por exemplo, os filhos de haitianos", declarou Mara.

Também sem nenhuma comprovação, a vereadora acusou pedintes de "trocarem" filhos para angariar mais comoção e conseguir mais esmolas.

"O conselho tutelar nunca notificou, nos últimos seis anos, uma família dessa", comentou. "Elas desenvolvem transtornos bipolares, déficit de atenção nas escolas, elas não criam responsabilidade de crianças", afirmou a vereadora.

A vereadora também afirmou que os venezuelanos têm "o costume do pedinte" e que brasileiros também estão mendigando, se passando por venezuelanos. Também neste caso, a vereadora não apresentou comprovação da declaração.

Mara ainda alegou que a maioria das famílias venezuelanas possui "Bolsa Família" e estão assistidas pela Assistência Social do Município.

Maioria de mulheres venezuelanas são mãe solo

Um estudo elaborado no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) com base em informações da Associação da Comunidade Venezuelana de Cuiabá mostra que 88% das mães venezuelanas na Capital são mães solo. O estudo apontou que, com a pandemia de covid-19, muitos imigrantes ficaram desempregados. Os dados apontam que cerca de 88% das mulheres estão desempregadas ou na informalidade.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760