O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) em entrevista nesta terça-feira (25.05) afirmou que os dados já apontam a “3ª onda da Covid-19” em Mato Grosso.
Mauro argumentou que o nível de contaminação está crescendo em todo Brasil e em Mato Grosso é possível observar pela taxa de ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
“Se vai ou não ter 3ª onda, é ruim até falar isso, mas contra dados não há argumento. E o dado real é que o nível de contaminação está crescendo no Brasil inteiro. No meu Estado voltou a crescer, a taxa de ocupação das UTIs que ficou um bom tempo acima de 90% começou cair nas últimas semanas - chegou a 74, 73% -, e agora voltou a subir já está acima de 80% novamente”, relatou o governador ao programa apresentado por Datena à Rádio Bandeirantes.
Mendes demonstrou preocupação com a cepa indiana ao avaliar que a 3ª onda poderá agravar ainda mais a crise no Brasil. Para o governador, foi um descuido o Brasil não monitorar a entrada e saída do país, para evitar que a variante B.1.617, cepa da Covid-19 encontrada na Índia viesse ao Brasil.
“É fato que a contaminação está crescendo em nosso Estado e é fato pelos números que são divulgados ela está crescendo por todo país, então tem algo diferente voltando a acontecer. E essa terceira onda com essa cepa indiana, que muito provavelmente já entrou no país - foi um descuido gigante, nós devíamos ter isolado todas as pessoas que tivessem origem na índia, para evitar que essa cepa entrasse em nosso país -, isso pode trazer um estrago gigantesco, na saúde, na vida e na economia do nosso país”, declarou o governador.
Leia mais: Secretário alerta que “terceira onda” da Covid-19 será percebida em MT “daqui 15 dias”
A cepa indiana preocupa a comunidade cientifica, porque possui três versões, com pequenas diferenças: a B.1.617.1, a B.1.617.2 e a B.1.617.3. A variante contribuiu com o agravamento da pandemia na índia, que se tornou o 3º país a superar 300 mil mortes por Covid. A Índia chegou a registrar 4.454 óbitos nas últimas 24 horas, nessa segunda (24).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).