26 de Novembro de 2024
26 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 03 de Outubro de 2012, 16:04 - A | A

Quarta-feira, 03 de Outubro de 2012, 16h:04 - A | A

Último debate realizado pela TV Rondon reúne os cinco candidatos a Prefeitura de Várzea Grande

Todos os candidatos a Prefeitura de Várzea Grande compareceram ao último debate nesta quarta-feira (03-10), da "TV Rondon Canal 05",com o objetivo de debater propostas e plano de governo para ajudar os eleitores várzea-grandenses a terem um voto conscien

João Ribeiro - VG Notícias

 

Todos os candidatos à Prefeitura de Várzea Grande compareceram ao último debate nesta quarta-feira (03-10), da "TV Rondon - Canal 05", com o objetivo de debater propostas e plano de governo para ajudar os eleitores várzea-grandenses a terem um voto consciente no dia 07 de outubro.

Os cinco candidatos sendo eles: Sebastião dos Reis Gonçalves - o Tião da Zaeli (PSD), Lucimar Campos (DEM), Walace Guimarães (PMDB), Edson Ribeiro (PPL) e Milton Dantas - o Miltão (PSOL), responderam perguntas de alguns várzea-grandenses, personalidades do município e ainda realizaram perguntas entre si.

Lucimar respondeu uma pergunta sobre o transporte coletivo do município, e disse que se for eleita, vai fazer um estudo técnico para saber os reais problemas do serviço oferecido a população, e caso a população não esteja satisfeita e for o melhor para cidade, a democrata vai realizar uma nova concessão.

Sobre a questão da falta de intérpretes para pessoas com deficiências auditivas em escolas, Pronto-Socorros e na própria prefeitura, Walace, respondeu que vai fazer um projeto de lei para implantar em todos os veículos de comunicação essa questão, porque o candidato entende que é fundamental esse tipo de trabalho para garantir que essas pessoas possam comunicar com todos, tendo uma acessibilidade.

Respondendo sobre o tema de segurança pública, Tião da Zaeli, afirmou que o assunto é uma questão muito séria em todo o município, caso consiga a reeleição vai reestruturar o estatuto da Guarda Municipal, dando mais poder de atuação e cobrando do Governo do Estado um maior efeito da Polícia Militar nos bairros da cidade e sugerindo uma descentralização dos quartéis, reativando algumas bases da Polícia Militar.

Walace vs Lucimar - Nos embates entre os candidatos, Walace perguntou para Lucimar qual seria a proposta para regularizar a coleta do lixo em Várzea Grande. Respondendo, Lucimar, elencou os problemas da cidade, citando o abandono do atual gestor com o povo e disse que vai criar um aterro sanitário, ainda, disparou que é vergonhoso, crianças ficar sendo expostas ao lado de lixões. Na réplica, Walace criticou os gestores que passaram pela cidade e disse que é vergonhoso ver pessoas sofrendo no lixão, tendo uma vida sub-humana, sentindo a necessidade de fazer um aterro sanitário, para resolver definitivamente a coleta do lixo no município. Usando o direito da tréplica, Lucimar explicou que vai fazer o desenvolvimento sustentável da cidade e consertar todas as barbáries de Várzea Grande.

Tião da Zaeli vs Walace - O ponto critico do debate foi quando Zaeli perguntou à Walace que se o candidato prezava a participação da população em suas ações como político, como que não as consultou quando instalou um albergue para ex-detentos, no seu prédio, alugado para a Secretaria Estadual de Segurança Pública, no bairro Jardim Glória 1. Zaeli ainda falou que a instalação desse albergue no bairro só contribuiu para aumentar a criminalidade na região e explicou que a  população estava revoltada com essa mudança.

Walace negou que era dono do prédio onde albergue está instalado e disse que a decisão foi do ex-secretário de Saúde e atual candidato a vice-prefeito, Arilson Arruda (PRB), da chapa encabeça pela candidata, Lucimar, que fechou o prédio, onde funcionava um hospital. Ainda respondendo a pergunta de Tião, Walace explicou que os detentos passam o dia inteiro trabalhando, retornando para o albergue somente à noite para dormir.

"Questão do albergue foi uma decisão da Secretaria de Segurança, não sou dono de prédio algum, esse ex-hospital foi fechado pelo vice da Lucimar, que quando era secretário fechou vários hospitais. Quero falar para a população do Glória, que fui um médico ali por quase 20 anos e nunca fui dono de hospital, o prédio é do doutor Josias e alugado por R$ 10 mil. E para o Zaeli, digo que um albergado é uma pessoa que já cumpriu parte de sua pena e agora trabalha durante o dia e anoite fica preso, trancado, prestando um serviço a população", dispara.

Zaeli rebateu Walace dizendo que a população não queria a instalação do albergue no bairro, fazendo até um movimento para falar com o Governador do Estado, para falar que não queria a instalação desse albergue no bairro.

"A questão é que a população não foi ouvida, se tivesse sido consultada iria dizer não. Sobre a questão dos detentos, estamos fazendo com que eles (Detentos) trabalhem, na prefeitura. Quinze detentos trabalham na prefeitura durante o dia e a noite vão para o albergue dormir", rebate.

Na tréplica, Walace destacou que esse movimento de politicagem foi obra de candidatos a vereadores e explicou que o albergue foi mudado porque os detentos estavam em situação sub-humana.

"Os candidatos a vereadores que fizeram esse movimento de politicagem, esses albergados estavam em situação sub-humana, por isso foi locado esse prédio. Eu, Walace, não sou dono de nenhum prédio, se fosse dono eu ia transformar o lugar em um hotel, que seria bom para população", disse.

Lucimar vs Miltão - Lucimar na sua vez de perguntar, escolheu o candidato Miltão, mas ao fazer a pergunta, atacou seu adversário direto, Tião da Zaeli. Ao formular a pergunta disse que "pessoas sem compromissos", dando a entender que seja Tião da Zaeli, por ser o atual prefeito da cidade, fala que a cidade possui muitas creches, porém a candidata ao sair pelas ruas da cidade, só encontra as 11 (onze) creches construídas na gestão do ex-prefeito e marido, Jaime Campos (DEM).

Miltão respondeu que Várzea Grande precisa de respeito e muito mais creches, porque os políticos que estão no poder não pensam nisso, porque possui poder aquisitivo muito maior que todos para contratar uma babá, por exemplo. Na réplica, Lucimar voltou a falar que anda pela cidade, mas só acha as creches construídas na gestão de Jaime Campos e finaliza sua fala, dizendo que vai construir mais creches para as mães de família poder deixar seus filhos e irem trabalhar com muita calma.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760