O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga nesta quinta-feira (23.04) o recurso de Valdir Barranco (PT) que busca deferimento de seu registro de candidatura, referente às eleições de 2014, e posterior descongelamento e consequentemente a contagem dos seus votos.
Depois de dois meses do pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, o TSE pode por fim neste impasse, ou mantém o deputado Pery Taborelli (PV), no cargo ou assume o petista Valdir Barranco. Mas para Barranco assumir a cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), terá quer enfrentar mais um embate no Tribunal Regional Eleitoral (TRE//MT).
Em fevereiro deste ano, o presidente do Tribunal, ministro Dias Tóffoli, em seu voto vista acatou parcialmente o pedido de Barranco, no sentido de afastar a inelegibilidade do candidato quanto às contas reprovadas de 2007, mas determinou o retorno dos autos ao TRE para análise das contas dos exercícios de 2008 e 2009, que foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT).
Três ministros acompanharam o voto vista do presidente, mas o julgamento foi adiado devido a outro pedido de vista, desta vez do ministro Gilmar Mendes. Na sessão desta quinta, Mendes deve proferir seu voto vista que pode acompanhar ou não a do presidente.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).