O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) realizou na manhã desta segunda-feira (12.09), a recontagem dos 19.227 votos na eleição de 2014 conquistado por Valdir Barranco (PT), o tornando assim deputado estadual eleito. Porém, ele ainda não foi diplomado.
A decisão do descongelamento dos votos partiu do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, que deferiu o registro de candidatura de Barranco.
Segundo a assessoria do TRE/MT, a diplomação do petista deve ocorrer somente na sexta-feira (16.09), sendo que o relatório da retotalização dos votos precisa ficar três dias disponíveis na Secretaria Judiciária para avaliação de órgãos, como Ministério Público e outras partes (podendo até mesmo ser apresentado recurso contra a recontagem).
“Essa recontagem dos votos irá seguir o mesmo rito de uma eleição por força de lei. Houve a retotalização, e esse relatório da retotalização precisa ficar três dias disponíveis na Secretaria Judiciária, para Ministério Público e outras partes, para análise e até para apresentar algum recurso também. Depois disso, na sexta-feira, o relator submeterá novamente ao Pleno do TRE/MT dizendo que não houve recursos, e o Pleno homologa o resultado da totalização. Na mesma sessão será emitido o diploma de deputado estadual eleito”, explicou a assessoria.
Ainda segundo o órgão, após a diplomação de Barranco, o novo deputado pode tomar posse do seu cargo na Assembleia Legislativa na vaga de Pery Taborelli (PSC).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).