O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), anunciou na manhã desta quarta-feira (09.04) que a diretoria colegiada do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou o traçado oficial da BR-242 — rodovia que ligará a BR-163 à BR-158 em Mato Grosso, interligando regiões estratégicas para o agronegócio.
O novo trecho conectará cidades do médio-norte e nordeste do Estado, como Sorriso (pela BR-163) e Querência (pela BR-158), passando por municípios como Nova Ubiratã, Gaúcha do Norte e Canarana — áreas com intensa produção agrícola e pecuária.
Segundo o ministro, o licenciamento ambiental deve ser concluído ainda em 2025, permitindo a liberação das ordens de serviço e o início das obras de pavimentação. Com a definição do traçado, o DNIT também passa a ser responsável pela manutenção da estrada.
“Tivemos um avanço muito importante no licenciamento, que deve ficar pronto este ano para termos as ordens de serviço e o início da pavimentação. Mas também, com a definição oficial do traçado e a federalização, o DNIT assume o trecho e já começa a contratar imediatamente os serviços de manutenção, garantindo trafegabilidade e mais tranquilidade para a população”, declarou Fávaro.
Considerada um corredor logístico estratégico para o escoamento da produção agropecuária — setor que é um dos pilares da economia mato-grossense —, a BR-242 trará ainda benefícios diretos ao transporte escolar, ao deslocamento de pacientes e à mobilidade dos moradores da região.
Leia também - Temporal deixa rastro de destruição em Cuiabá e bairros seguem em alerta
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).