25 de Novembro de 2024
25 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2023, 15:41 - A | A

Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2023, 15h:41 - A | A

em negociação

Técnicos do TCU e do Governo da Bahia aprovam trens do VLT de MT: "Será possível chegar a um acordo"

Governo da Bahia quer comprar vagões do VLT de MT e TCU intermedia negociação

Lucione Nazareth/VGN

Atualizada às 10h do dia 29 de dezembro 

Técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Governo da Bahia atestaram o “bom estado” dos 40 trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), decorrentes do contrato que foi rescindido pelo Estado de Mato Grosso. A informação foi apurada pelo junto ao Governo da Bahia.

A vistoria foi realizada pelos técnicos perante ao grupo de trabalho criado pelo TCU em 25 de agosto deste ano com objetivo de alcançar uma “destinação consensual” dos vagões que seriam usados em Cuiabá. Na prática, trata-se de uma negociação entre o Governo da Bahia e de Mato Grosso, intermediada pela Corte de Contas.  

“Governo da Bahia está negociando os vagões e acredita que será possível chegar a um acordo para aquisição”, afirmou a assessoria do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) ao .  

A ideia do Governo da Bahia é utilizar os 40 conjuntos de trens no modal que será implantado em Salvador. Nessa quarta-feira (27.12), o Governo publicou nova licitação para implantação VLT, sendo que primeiro lote da obra está previsto para ser entregue à população em 2027. As obras estão orçadas em quase R$ 4 bilhões.  

Paralelo a isso, os 40 trens do VLT de Mato Grosso encontram-se no Centro de Manutenção e Controle Operacional (CMCO), administrado pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, que fica nas imediações do Aeroporto Marechal Rondon. O Consórcio VLT informou que segue realizando rigorosamente as manutenções dos trens e que eles “estão aptos ao atendimento à população”.    

Relatório de Avaliação  

De acordo com jornal baiano A Tarde, o governador Jerônimo Rodrigues solicitou um relatório da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur-BA) e da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), sobre as condições dos 40 três do VLT.  

A empresa CCR Metrô, que gere o Sistema Metroviária de Salvador, atestou que os trens “possuem condições de operacionalização”, mas destacou que equipamento rodante precisa passar por uma recomposição de suas condições originais. Ainda segundo a reportagem, a empresa estima uma depreciação de 30% no valor original dos vagões, mas mesmo assim o Governo de Mato Grosso deve estabelecer condições de compra e venda.  

“Mesmo com os 40 trens em condições de operar, o Governo do Estado deve estabelecer condições no processo de compra e venda, a exemplo de: garantia técnica; assistência pós-venda por pelo menos dois anos; a disponibilização de insumos para os primeiros meses de operação; toda a documentação técnica que viabilize o rastreamento da fabricação e os reparos dos componentes; além de manuais de operação e de manutenção”, diz trecho da publicação.    

Nota do Governo da Bahia 

Em atenção aos questionamentos feitos pelo VG Notícias do Estado de Mato Grosso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), informa que as negociações para a compra dos vagões do VLT de Cuiabá ainda estão em andamento, e os valores não foram definidos. O Tribunal de Contas da União (TCU) está colaborando nas negociações em conjunto com o governo da Bahia para facilitar o processo. É importante ressaltar que uma equipe técnica, composta pelo Governo da Bahia em parceria com técnicos do TCU, avaliou os 40 trens do VLT de Cuiabá, concluindo que todos estão em condições operacionais. O objetivo do governo baiano é adquirir a totalidade do equipamento rodante de Mato Grosso, compreendendo 40 trens distribuídos em 280 vagões, para utilização na implantação do novo VLT em Salvador. Além disso, avisamos que o edital para o início das obras de construção da estrutura das estações - trecho 1 Calçada / Ilha de São João, trecho 2 Paripe / Águas Claras e trecho 3 Águas Claras / Piatã - foi publicado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Sedur, nesta semana, em 27 de dezembro. 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760