O senador mato-grossense Pedro Taques (PDT) pode abandonar a disputa para à Presidência do Senado Federal. A eleição está marcada para esta sexta-feira (01.02).
Segundo informações, com as várias denúncias noticiadas pela imprensa nacional contra o senador Renan Calheiros (PMDB/AL) na última semana - pelo fato do parlamentar ter renunciado ao cargo em 2007 por suspeita de corrupção -, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), pode anunciar candidatura a disputa pela Presidência do Senado e ter Taques como aliado.
Pedro Taques disse na última semana, que poderia abandonar a candidatura caso um senador com mais experiência, como Vasconcelos, lançasse o nome para disputa da Casa. Ele declarou ainda, que caso o senador pernambucano colocasse o nome no pleito votaria no peemedebista.
O nome de Jarbas passou a ser defendida nos últimos dias, por senadores da base governista da presidente Dilma Rousseff (PT). Os parlamentares estariam descontentes com o nome de Calheiros e nos bastidores articulam lançar Vasconcelos que conseguiria mais votos, inclusive de grande parte dos senadores que apóiam Pedro Taques.
Os senadores vêm demonstrando não querer votar em Calheiros para Presidência da Casa e defende que o senador alagoano, que no passado teve o nome envolvido em escândalos, pode não representar de forma positiva o governo, podendo assim, manchar a imagem da presidente.
Eles já declararam nos corredores e até para outros colegas, que caso Renan for mesmo o candidato, vão contra as alianças políticas e irão votar em Taques ou em Randolfe Rodrigues (PSOL/AP), mas não votariam jamais no senador alagoano. Isso pode gerar um racha na bancada governista.
Com a candidatura de Jarbas Vasconcelos, a situação (o Governo) pode ganhar até voto de senadores de oposição ao Governo, como o PSDB. Tudo porque, Jarbas tem um bom relacionamento com o líder do PSDB no Senado, senador Álvaro Dias (PSDB/PR), podendo assim, aproximar os grupos, fazendo com que os tucanos votem no nome do peemedebista.
Com a saída de Taques e Renan da disputa, e Vasconcelos concorrendo à presidência do Senado, o único que deve continuar com o nome para um eventual confronto contra o peemedebista será Randolfe Rodrigues.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).