O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na manhã desta sexta-feira (15.10) que o Parlamento não está contra os governadores na discussão sobre novas regras para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis.
Na última quarta-feira (13.10), a Câmara aprovou projeto que altera a forma de cobrança do imposto, que é a principal fonte de receita dos Estados, o que gerou críticas por parte de alguns governadores. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), por exemplo, afirmou que Casa de Leis está “olhando” somente para os Estados e não revisa a política de preços da Petrobras.
Leia Mais - Mendes cita perda de receita e chama de “estapafúrdia” projeto de alíquota fixa do ICMS aos combustíveis
Câmara aprova valor fixo para cobrança do ICMS para combustíveis
Outros governadores já se articulam para questionar no Supremo Tribunal Federal (STF) a aprovação da proposta – projeto que ainda tramita no Senado Federal.
Na manhã de hoje, por meio da sua página oficial no Twitter, Arthur Lira disse que a “Câmara não está contra os governadores – mas sim a favor dos governados”, ou seja, o povo que os elegeu. “Brasileiros que sofrem com a inflação e desemprego e que precisam agora deste apoio -como precisaram ano passado do auxílio emergencial”, escreveu o parlamentar.
Se o problema é o longo prazo, daqui até lá, periga muita gente não estar aqui pra contar história. Câmara é ação no presente - quando os brasileiros pedem providências.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) October 15, 2021
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).