08 de Janeiro de 2025
08 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013, 15:41 - A | A

Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013, 15h:41 - A | A

Protesto

Servidores da Educação de Várzea Grande ameaçam não iniciar ano letivo, caso salário não seja quitado; “FUNDEB foi desviado” acusa professor

por Thaiza Assunção/VG Notícias

 

Os servidores públicos da área da Educação de Várzea Grande organizaram nesta quinta-feira (17.01) um novo protesto na Prefeitura Municipal contra o atraso de salário de dezembro de 2012.  Eles cobram um posicionamento oficial do novo prefeito, Walace Guimarães (PMDB), de quando e como será feito o pagamento.

Em entrevista ao VG Notícias, a presidente licenciada do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG), Maria Aparecida Cortez – Cida Cortez, afirmou que caso o pagamento não seja feito, o ano letivo não será inicializado no dia 18 de fevereiro, conforme previsto no calendário escolar.

De acordo com a presidente licenciada, além do salário de dezembro, muitos profissionais não receberam o décimo terceiro, ou receberam de forma parcial. Ainda conforme Cida, os servidores contratados, bem como os novos concursados, estão sem salário desde outubro passado.

O professor Carlos Roberto, da Escola Municipal Air Addor, localizada no bairro Jardim Ouro Verde, disse a reportagem do VG Notícias que o recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), encaminhado mensalmente para a Prefeitura para a efetuação de pagamento dos servidores da área, foi desviado. Segundo o professor, o caso foi confirmado pelo próprio secretário de Educação, Jonas Silva.

“O secretário de Educação, Jonas Silva afirmou que o recurso do FUNDEB foi desviado. Ele disse ainda que o Ministério Público Estadual (MPE) está investigando o caso” assegurou Carlos, que afirmou também, que o recurso destinado para a reforma da Escola Air Addor também foi desviado.

De acordo com Carlos Roberto, o prédio da unidade escolar está precário. Neste ano, conforme ele, o 4º e o 5º ano do ensino fundamental não funcionarão na escola, porque a Prefeitura não quitou o aluguel que a unidade escolar utilizava como anexo para dar aulas. A situação prejudica os moradores do bairro, que terão que procurar uma escola em outro bairro para matricular os filhos.

Outro lado: De acordo com informações do Sintep/VG, o prefeito Walace Guimarães, em reunião com a categoria na manhã de hoje, comprometeu em quitar o salário de dezembro dos profissionais até o fim deste mês. No entanto, conforme o Sintep, o prefeito já adiantou que o salário de janeiro sofrerá atraso.

Ainda nesta quinta-feira, Walace deve protocolar por escrito o compromisso no Sindicato.  A reportagem tentou, sem sucesso, contato com o secretário de Educação, Jonas Silva, para obter informações sobre o recurso do FUNDEB. Até o fechamento desta matéria o secretário não retornou as ligações.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760