Os senadores da Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Senado deve analisar nos próximos dias o Projeto de Lei (PLS) 304/2017, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), quer banir a venda de carros movidos por motores a combustão.
A proposta prevê que a partir de 2060 seria proibida a comercialização de automóveis movidos a combustíveis fósseis, com gasolina, diesel e GNV; e que 10 anos depois, toda a frota circulante, à exceção de veículos de coleção, oficiais ou diplomáticos, deverão usar etanol, biodiesel ou eletricidade como combustível.
No texto cita que os veículos movidos por combustíveis alternativos, como etanol e hidrogênio, por exemplo, continuariam a ser vendidos no país.
No projeto consta uma tabela para redução da venda de veículos a combustão: 90% das vendas serão de carros com motores a combustão em 2030; em 2040, esse percentual cairia para 70% e em 2050, apenas 10% do total.
O objetivo do projeto é que Brasil seja mais um integrante do clube de países que estão banindo carros com motores a combustão, como Alemanha, França e Reino Unido.
A proposta já foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e atualmente está na Comissão do Meio Ambiente.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).