30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 06 de Julho de 2022, 15:57 - A | A

Quarta-feira, 06 de Julho de 2022, 15h:57 - A | A

investigação

Senado quer federalizar investigações sobre mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips

Senadores estiveram no Vale do Javari, no Amazonas, investigando aumento da violência na Amazônia

Lucione Nazareth/VGN

A Comissão Temporária criada pelo Senado vai pedir à Justiça Federal ao Ministério Público para federalização das investigações sobre o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips ocorrido em junho deste ano. O pedido consta no relatório sobre a diligência em Atalaia do Norte e Tabatinga, ambas as cidades no Amazonas realizada na semana passada.  

No documento consta pedido da apuração sobre o assassinato do funcionário da Funai Maxciel Pereira, em 2019, sejam anexados à investigação, assim como dados sobre as ameaças relatadas desde o início do ano no Vale do Javari – onde ocorreu as mortes do indigenista e do jornalista.  

Sobre federalização das investigações, o relator da Comissão, Nelsinho Trad (PSD-AM) esteve reunido recentemente com o procurador-geral da República, Augusto Aras, e que o membro do MPF defende a medida.  

O presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que os senadores durante diligência constataram o abandono do Vale do Javari pelo Estado, situação que segundo ele, “traduz uma política deliberada do atual Governo de desmonte das estruturas de fiscalização na Amazônia”.  

“Ficamos particularmente impressionados com as ameaças que existem aos povos indígenas isolados e aos povos indígenas como um todo. O Estado, por opção, deixou de existir no Vale do Javari. Não existe Ibama, os indigenistas são ameaçados, o contingente da Polícia Federal é pequeno. A Amazônia foi liberada para todos os tipos de crimes, foi entregue a criminosos”, declarou o parlamentar.  

 

Leia Também - Senado cria comissão para apurar desaparecimento de jornalista e indigenista no Amazonas

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760