Mesmo com decreto estadual liberando o uso de máscaras em locais fechados, que pode ser ou não adotado pelos municípios mato-grossenses, o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo (UB), defende a continuação do uso do item, principalmente em locais lotados e por pessoas mais vulneráveis.
Gilberto lembrou que a não obrigatoriedade do uso de máscara pode dar a entender que a pandemia já acabou, o que desestimula a população a buscar a segunda e terceira dose d vacina contra Covid-19.
Para Gilberto, é triste que precise de uma lei para a população seguir as normas de segurança contra Covid. “Sem dúvida é triste, mas a população sempre precisa de uma lei para fazer o que é óbvio, não existe nenhuma lei no país que proíba o uso de máscara, mas a população parece que tem que ter uma lei para usar máscara”.
O secretário afirmou que mesmo tendo tomado todas as doses, até a quarta dose, ele usa máscara em ambientes que sejam necessários, e criticou a população que precisa de uma lei para fazer o que, segundo ele, é o certo.
“O recado que dou para vocês, que têm o bom senso, é que usem o seu arbítrio para usar a máscara, para se protegerem em todos os lugares e momentos que haja necessidade disso, nas aglomerações, nos grandes eventos, principalmente a população mais vulnerável, eu, por exemplo, quando eu vou em algum lugar eu uso máscara, não precisa de uma lei para me obrigar, mas população sempre parece que tem que achar um responsável e um culpado, alguém que indique uma lei e que essa lei torna facultativo ou obrigue um determinado público que seja fiscalizado, para a pessoa na rua para perguntar, qual é a tua idade? Porque você não está usando a máscara? Então é difícil fazer isso funcionar”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).