A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), em sessão realizada no dia 8 de março, aprovou o requerimento do deputado estadual Valdir Barranco (PT) que convoca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a prestar esclarecimentos sobre o fechamento da Escola Estadual Gustavo Kulmann, localizada no bairro Goiabeiras, em Cuiabá.
O deputado Barranco, ao fundamentar seu pedido, destacou a preocupação com as consequências dessa medida para os estudantes que serão obrigados a se deslocar para outra unidade educacional situada a 10 km de distância do local atual. Segundo ele, a mudança afeta diretamente as famílias das áreas adjacentes que, em sua maioria, não possuem condições de garantir o transporte dos seus filhos para uma escola tão distante.
Dentre as qualidades da escola, citadas pelo deputado, consta que o estabelecimento de ensino possui o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da região, superando as metas estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).
“A Escola Gustavo Kulmann realiza um excelente e importante trabalho atendendo as crianças e famílias da nossa região. Está pautada na educação por projetos e oferece as nossas crianças e adolescentes um ensino de qualidade além de muito cuidado e atenção com todos. Os projetos e trabalhos desenvolvidos pela escola podem inclusive ser comprovados pelas redes sociais da mesma”, diz trecho da justificativa do deputado.
Para o deputado, “não há nenhum motivo pedagógico para o fechamento da escola”. “A medida ainda iria sobrecarregar as demais escolas da região, ou seja, uma unidade escolar a menos atendendo a comunidade. A educação deve ser tratada e respeitada como prioridade e a qualidade do serviço ofertado aos nossos alunos e aos profissionais da escola”, destaca Barranco.
O deputado enfatiza ainda que essa decisão contraria os princípios constitucionais que asseguram a educação como um direito social fundamental.
A convocação do secretário Alan Porto pela AL/MT visa obter uma explicação detalhada sobre os motivos que levaram ao fechamento da escola e discutir possíveis alternativas para minimizar o impacto dessa medida. A preocupação principal gira em torno do prejuízo no aprendizado dos estudantes, que enfrentarão longas horas de deslocamento até a escola mais próxima, e na busca por garantir a continuidade de uma educação de qualidade na região.
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