O atual presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL), será candidato a vereador pela sexta vez no município. Nas eleições deste ano, porém, Chico enfrentará um desafio diferente: apoiar o pré-candidato a prefeito Abílio Brunini. Nome que, em anos anteriores, protagonizou embates no legislativo: de um lado, Brunini criticava a gestão de Emanuel Pinheiro e, de outro, Chico defendia o prefeito.
"É a sexta reeleição. Eu tenho certeza de que Deus estará me abençoando mais uma vez. Parei nessa da mesma forma que fiz em todas, tratando as pessoas com muita educação, com muito respeito e fazendo o compromisso possível de ser cumprido. É assim que eu conduzirei esse processo eleitoral, com muito respeito", afirmou o vereador.
Em alguns dos episódios de rivalidade com Abílio, Chico 2000 recorreu contra decisões judiciais que cassaram seu mandato na Câmara de Cuiabá por quebra de decoro parlamentar.
Abílio, por outro lado, chegou a acusar o colega de crimes quando foi alvo do processo de cassação, na época em que o presidente da casa era Misael Galvão (atualmente no PSD). A estratégia de chamar a atenção para adversários não deu certo, e Abílio acabou cassado.
Chico e Abílio protagonizaram novos embates dentro do próprio PL. Até janeiro deste ano, os dois "bicudos" não se entendiam dentro do partido. O presidente da Câmara chegou a lançar sua pré-candidatura a prefeito, mas recuou em janeiro e decidiu apoiar o colega.
Questionado sobre a mudança de opinião, Chico 2000 explicou com uma frase de Dante de Oliveira (sic):
"Na verdade, eu ouvi uma frase do saudoso Dante de Oliveira uma vez, quando ele disse que a política é como as luzes; a cada anoitecer, ela se apresenta de forma diferente. E comigo aconteceu isso. As pessoas me convenceram de que eu ainda tinha algumas coisas a realizar. Em razão disso, eu resolvi tentar mais uma vez. E quem sabe outras oportunidades acontecerão", afirmou o vereador, citando uma frase do ex-governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto.
Leia mais: Chico 2000 garante apoio e diz que Abílio da atualidade é um político mais experiente
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).