21 de Setembro de 2024
21 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 28 de Março de 2023, 14:21 - A | A

Terça-feira, 28 de Março de 2023, 14h:21 - A | A

Entrevista

Rosa Neide lembra abandono da Conab e destaca investimentos do Governo Lula

Segundo Rosa Neide, os funcionários contaram que o Governo Jair Bolsonaro (PL) abandonou a companhia, sendo comparada com uma “empresa em liquidação”

Adriana Assunção & Edina Araújo/VGN

A diretora-executiva, administrativa, financeira e de fiscalização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ex-deputada federal Rosa Neide (PT-MT), afirmou em entrevista ao nesta terça-feira (28.03), que o Governo Lula (PT) retoma o papel da Companhia ao resgatar o ânimo dos funcionários e resgatar os projetos para agricultura familiar, que contribuirão com o combate à fome no país.

Segundo Rosa Neide, os funcionários contaram que o Governo Jair Bolsonaro (PL) abandonou a companhia, sendo comparada com uma “empresa em liquidação”.

“Tanto era o desânimo! Não tinha mais recurso, não tinha mais projetos, deixou a Conab assim muito esvaziada. Então, o que a gente está vendo é uma retomada do papel da Conab no Brasil. Em todas suas vertentes, desde a agricultura familiar até o agronegócio que é a parceria com o Mapa”, destacou a ex-deputada.

Ao destacar o papel da Conab, Rosa Neide exaltou a questão alimentar. Segundo ela, o Brasil tem 33 milhões de pessoas com dificuldade na questão alimentar e a Conab, com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), tem a missão de dar uma resposta. 

Aqui o pequeno produtor recebe o financiamento, produz e vende para Conab. Ao vender para Conab, com esse produto a Companhia vai sanar a deficiência alimentar do nosso Brasil

“O ministro Fávaro é um parceiro aqui na Conab, a Companhia tem uma perna no Mapa e outra perna aqui no MDA. O Mapa cuida mais do agro exportador – da produção em escala no Brasil – e o outro (MDA) trabalha mais com a agricultura familiar, com a questão Incra, assentamentos, regularização fundiária. Então, são dois ministérios que se juntam para trabalhar a agricultura no Brasil e a Conab atende os dois ministérios”, destacou a diretora.

Entre as ações anunciadas pelo Governo Luiz Inácio Lula da Silva, Rosa Neide destacou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Segundo ela, o programa beneficia diretamente os municípios financiados pelo pequeno agricultor.

“O presidente Lula já liberou para cá R$ 500 milhões, então, o PAA financia o pequeno produtor, a Conab poderá comprar o produto do pequeno produtor e no MDS – Ministério de Desenvolvimento Social – vai ser a demanda das cestas básicas para todo Brasil, a entrega deste produto para creches e para os mais fragilizados, aqueles em fragilidade alimentar. A Conab junto com MDS, junto com Mapa dará essa resposta ao país, então os agricultores familiares de Mato Grosso, através da Conab, em Mato Grosso vão ser cadastrados, vão entregar projetos, vão receber recursos e vão ter a compra garantida”, destacou Rosa.

Leia mais: Rosa Neide assume diretoria da Conab com missão "de combater a fome”

EQUILÍBRIO DE PREÇOS - Rosa Neide também destacou a atuação da Companhia na regulação de preços e controle da inflação para evitar disparada nos preços de alimentos.

“Também a Conab regula preços do agro no mercado nacional e internacional, a estocagem de alimentos para regular preços, porque às vezes o preço do arroz dá um pico, porque é entressafra (período que ocorre entre o fim de uma safra até o começo de uma nova lavoura), então, a Conab vai ter arroz para colocar no mercado e equilibrar o preço, o preço do feijão, o preço do milho, aquilo que está na mesa, a Conab tem por obrigação cuidar para não haver pico e a inflação suba. Então a Conab ajuda regular a inflação, os preços, então, a gente estará trabalhando dia e noite”, explicou a deputada.

FORTALECIMENTO DA EMPAER

A diretora da Conab também destacou a importância da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Além do financiamento, Rosa Neide afirma que, o agricultor, por meio de parcerias com Universidades, turmas do curso de agronomia e os Institutos Federais, terá acompanhamento técnico e orientação em todas as dificuldades, desde o plantio, a compra da semente.

“Infelizmente em Mato Grosso a Empaer está muito descaracterizada. Qual é o papel da Empaer? Então, aqui eu chamo o governador do estado, os prefeitos. Precisamos ter secretarias municipais, estaduais de agriculturas fortes, e precisamos ter uma empresa como é a organizada para atender esse novo momento. Não adianta você ter recurso e você não ter uma empresa como é a Empaer que dê essa segurança e acompanhamento técnico ao pequeno produtor. Mato Grosso reestruturou a Empaer, fez algumas ações, mas a gente vê que ela ficou menor. Então, o trabalho da Empaer e de outras empresas que tiverem neste agrupamento será fundamental, para que o financiamento da Conab chegue forte em Mato Grosso”, destacou a diretora.

GOVERNO MENDES – Rosa Neide também observou a importância do Governo Federal, estadual e municipal adotar políticas públicas alinhadas para que ninguém seja prejudicada, especialmente Mato Grosso.

“Mato Grosso inclusive agora tem um projeto com o Banco Mundial, então, eu espero que esse projeto ande junto com o projeto nacional do Governo, porque não pode um Governo Federal fazendo de um lado, o municipal fazendo do outro lado. Essa relação federativa será muito importante, o Governo Federal, o Governo estadual e Governos municipais, e aí, se tem discordância, aqui na Conab também tem um modelo diferente”, disse a deputada, lembrando do processo de demissão voluntária adotado pelo Governo Mendes.

APROXIMAÇÃO COM LULA

Segundo a diretora da Conab, o presidente Lula deu provas que governará próximo aos governadores independente de eleição. Porém, deixou claro, que Lula quer sintonia com o Governo Federal. “Por parte do Governo Federal tem todas as portas abertas, agora, claro, que o Governo quer sintonia, quer respeito pelas políticas. Os ministérios estarão à disposição dos nossos Estados, independente em quem votou, porque agora o Governo é para todos."

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760