O deputado estadual, José Riva (PSD) pretende criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa para investigar como está sendo feita a doação de áreas no Estado para a Fundação Nacional do Índio (Funai), para formação de reserva indígena.
O parlamentar disse que estão ocorrendo muitos desmandos e fraudes em Mato Grosso para conceder áreas aos índios. “Vamos fazer a CPI para investigar os desmandos, as mentiras que estão sendo contadas para se conseguir mais reservas indígenas em Mato Grosso”, declarou Riva.
Segundo o social-democrata, em muitos casos de doação de áreas para os índios, as terras são produtivas ou com muita madeira, prejudicando alguns pequenos produtores do Estado.
“Quero ver quando estas áreas atingir os grandes produtores, se a doação de terras vai continuar sendo assim. A Funai quer ampliar reservas indígenas justamente em cima de riquezas minerais. Temos que investigar isso, e uma CPI é a melhor forma de descobrir qual é o critério que está sendo usado para doação destas áreas”, destacou Riva.
O deputado já denunciou na Assembleia, em outra oportunidade, irregularidades em doação de duas reservas indígenas no Estado. A primeira para a etnia dos Chuiquitanos, no qual se tratava de brasileiros descendentes de bolivianos. Já no segundo caso, na Gleba Rio Pardo, que segundo Riva, não possui nenhum índio.
Importante destacar que desde o início do ano Riva vem defendendo que o Governo do Estado tenha maior cuidado na doação das terras para Funai. O parlamentar acredita que não existe necessidade de ampliar cada vez mais, de forma desordenada, as reservas indígenas, já que em alguns casos estão usado deste princípio para beneficiar pessoas que não tem nenhuma relação com os índios.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).