A deputada Janaina Riva (MDB) relatou que a possível estadualização da BR-163 seria o mesmo que “tomar na mão grande” a administração da via sob concessão da empresa Rota do Oeste, do Grupo Odebrecht. A empresa é criticada por continuar a cobrança de pedágio e não executar a duplicação do trecho Cuiabá a Sinop.
Segundo Janaina, a questão segue em meio a uma “briga jurídica muito grande”, na qual a Odebrecht, por meio de uma decisão judicial, está respaldada a receber o recurso do pedágio, para pagamento de juros, mora, entre outras coisas advindas da Lava Jato.
“Esse é um problema que o Governo Federal vai ter que resolver. Agora essa possibilidade (estadualização) que seria quase um tomar na mão grande é algo que nós consideramos sim, como foi feito aqui na Santa Casa pelo Governo do Estado, que enfrentou Prefeitura e iniciativa privada e tomou conta, porque do jeito que estava não dava mais para ficar”, declarou Janaina.
Leia também: Russi não vê risco ao Estado por contrair empréstimo dolarizado junto ao Bird
A deputado avalia que irá acontecer com a BR-163 o mesmo que aconteceu com a administração do Hospital Santa Casa, em 2019. Na época, o hospital estava fechado há quase dois meses em função de uma crise financeira.
“O que nós estamos vendo é que daqui há pouco a 163 vai acontecer do mesmo jeito que a Santa Casa. Não se resolve, nada é feito e daqui a pouco o Estado vai ter que assumir essa obra e essa responsabilidade. Temos cobrado do Governo Federal, sei que o presidente tem preocupação em relação a isso, o senador Wellington, até pela relação familiar que temos, ontem esteve lá com os prefeitos, a gente quer que alguém faça alguma coisa”, declarou.
Janaina espera que a empresa Rota do Oeste, do Grupo Odebrecht, "brigue" pelo seu direito fora do gerenciamento da via, para que outra administradora possa concluir a duplicação. “Que a empresa brigue na Justiça pelo seu direito, pode brigar, que brigue fora de lá para que a gente possa concluir essa obra tão importante para o Estado”, encerrou.
Leia mais: Papiloscopista, professora e filho estão entre as vítimas identificadas do acidente na BR-163
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).