03 de Dezembro de 2024
03 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 09 de Junho de 2022, 09:33 - A | A

Quinta-feira, 09 de Junho de 2022, 09h:33 - A | A

apoio a mendes fechado

PSB estica prazo para decidir qual presidenciável apoia em MT, mesmo com Alckmin na chapa de Lula

Apesar de Alckimin formar chapa com Lula para disputa sucessória nacional, Russi defende "dicussão" ampla e quer a palavra do Interior

Jorge Maciel / VGN

A controvertida posição do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e as particularidades regionais têm sido um dos grandes problemas para a formação de palanque para o ex-presidente Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva na campanha sucessória nacional, em Mato Grosso.

Em que pese a pré-candidatura a vice-presidente do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), na chapa liderada pelo PT, o presidente estadual socialista, deputado Max Russi, se mantém decidido a levar a ideia de apoio a Lula para uma discussão coletiva interna mais ampla do seu partido nos próximos dias.

Veja também: PSB lança Serys e mais oito a federal e mantém apoio a Mendes

De outro lado, o PSB, sob Russi, não arreda do apoio à reeleição do governador pró-Bolsonaro Mauro Mendes (União), caso ele [Mauro] se decida pela disputa.

A posição pessebista local intriga petistas – pela realidade de composição da chapa Lula/Alckmin -, e anima aliados de centro-direita, que veem o apoio de Mauro Mendes a Bolsonaro como uma prova de coerência, mas não deixa de abrir espaço para dúvidas e discussões.

 Enquanto a questão nacional não se resolve, Max Russi trabalha para a formação da chapa do partido no universo de pré-candidatos a deputados estadual e federal. No campo de pré-candidatura majoritária ao Senado, o PSB já caminha com Natasaha Slhessarenko, filha da ex-senadora Serys Slhessarenko, que foi lançada pelo PSB na tarde desta quarta-feira (08.05) como pré-candidata à Câmara dos Deputados.

O PSB, conforme apurou o quer inaugurar, saindo na dianteira, o ciclo das convenções para abreviar no que puder a sua posição (as convenções ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto) mas essa definição demora ainda.

Max defende que essa discussão, que não acontece apenas em Mato Grosso, seja ampliada exatamente porque não apenas há rachas e contradições em nível nacional, mas, segundo ele, se verifica posições antagônicas em se tratando de Bolsonaro e Lula, em larga escala também no interior do Estado.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760