Deve ser sancionado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), o projeto de lei que cria campanha de combate ao uso do narguilé no Estado. A proposta de autoria do deputado estadual Valdir Barranco (PT) e aprovada pela Assembleia Legislativa (AL/MT), na última quarta-feira (16), cria campanha para alertar sobre os riscos de transmissão de doenças com uso de narguilé.
“Elaboramos este PL com o intuito de sensibilizar e alertar os jovens sobre os malefícios do consumo do narguilé, que mesmo sendo de maneira esporádica, é bastante prejudicial à saúde, pois o usuário não traga apenas a nicotina; há outras substâncias tóxicas que também são ingeridas devido à queima do carvão, elementos como hidrocarbonetos, nitrosaminas e metais pesados são elevadamente cancerígenos”, explicou o deputado.
Barranco relatou ainda, que “o consumo exacerbado pelos jovens tem aumentado durante os anos, tornando uma moda nas festinhas” promove a iniciação precoce ao tabagismo e aumenta as chances de transmissão de doença graves como o HPV e hepatite C.
Leia mais: Unidades de Saúde de VG funcionarão por agendamentos e com limite de atendimento diário
“Diante desse quadro é que se faz necessário promover campanhas de orientação e conscientização em todo Estado, divulgando os malefícios ocasionados pelo uso do narguilé”, argumentou o parlamentar.
Conta do PL, que a divulgação da campanha deverá ser feita no rádio, televisão e com folhetos e cartazes educativos em unidades de saúde e instituições de ensino.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).