O deputado Lúdio Cabral (PT) gravou vídeo nesta quinta-feira (16.11) denunciando erros no processo seletivo para contratação de profissionais interino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) organizado pelo Instituto Selecon.
Classificando como “lambança”, Lúdio recomendou aos profissionais que sentiram lesados que façam boletim de ocorrência. Segundo ele, entre as reclamações dos candidatos que foram lesados, constam: mudança do local da prova de última hora, sala sem carteira para que as pessoas pudessem realizar a prova e até troca de provas.
“A Seduc e a Selecon cometem mais uma vez uma série de erros no processo seletivo para contratação de profissionais interinos na Educação estadual. Uma vergonha, uma lambança. Eu tenho recebido desde ontem muitas, mas muitas mensagens de candidatos que foram lesados”, afirmou o deputado.
Entre as denúncias recebidas, Lúdio relatou, ainda, que um grupo inteiro de profissionais que fizeram prova para Educação Inclusiva teve que improvisar o cartão resposta para redação em uma xerox “muito mal feita”. “Professores tiveram que colocar o seu nome a caneta para poder registrar, porque não havia documento correto”, destacou Lúdio.
O deputado também criticou os critérios de eliminação e problemas do edital. “Os critérios de eliminação, uma hora se fala em disciplina, outra hora em área de conhecimento, mas só tem sentido se for por área de conhecimento. Então, vamos mais uma vez reunir todas essas informações, cobrar providências da Seduc, se necessário, vamos acionar o Ministério Público, vamos articular para que os candidatos possam acionar a Justiça. Recomendamos a todos que foram lesados que façam um boletim de ocorrência sobre tudo o que aconteceu”, declarou o deputado.
A deputada Janaina Riva (MDB) também manifestou em suas redes sociais: “Estou recebendo uma série de denúncias de candidatos que se sentiram prejudicados pela Selecon durante falhas no processo seletivo para interinos. Não vamos admitir que o direito dos candidatos seja violado, por isso estou requerendo da SEDUC rápida apuração das denúncias e que cobre um posicionamento da Selecon. Condições para que os candidatos realizem sua prova com ampla concorrência é um princípio básico de qualquer processo seletivo.”
Outro lado – O entrou em contato com a assessoria da Seduc, mas não tivemos retorno até o fechamento da matéria. Também não conseguimos contato com a assessoria da Selecon. O espaço segue aberto para manifestação.
Leia mais: Governo cria pontos de higiene para pessoas em situação de rua
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).