Os professores da rede municipal amanheceram nesta segunda-feira (23.09) em frente à Secretaria de Educação de Várzea Grande cobrando as promessas feitas pelo prefeito Walace Guimarães (PMDB) a categoria, e não cumpridas.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, subsede Várzea Grande (Sintep/VG), Gilmar Ferreira, a categoria está tentando evitar uma greve e o ato serve como mais um alerta a Walace e ao secretário de Educação, Jonas Silva.
“Estamos aqui como um momento de aviso. Chega de promessas, queremos atitude, encaminhamento, ação. A Secretaria de Administração não tem compromisso, e teremos que usar a greve para solucionar nosso problema”, contou Gilmar.
Conforme ele, na quarta-feira (25) a categoria irá a Sessão Plenária na Câmara Municipal para reivindicar, e na próxima segunda-feira (30) o ato será em frente ao Gabinete de Walace Guimarães.
Ainda segundo o presidente, causa estranheza o município investir em cursinho pré-vestibular – como o Várzea Vest que é obrigação do Governo do Estado e não priorizar o ensino fundamental no município.
“O município tem que investir em educação infantil e ensino fundamental. Várzea Vest é ensino médio, portanto, não há nenhuma prerrogativa, não há nenhuma questão de investimento em educação do ponto de vista do financiamento para garantir ensino médio pelo município, mesmo porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já emitiu o alerta que Várzea Grande não investe os 25%, é muito estranho que tenhamos o município investindo em preparação para o vestibular”, criticou Gilmar
Reivindicações: Os profissionais exigem que seja criada uma nova comissão para revisão do enquadramento 2010 e ajustes de pontos relevantes a serem tratados na lei n° 3.797/2012 e cobram também que sejam realizados ajustes necessários no Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos professores.
Gilmar mostrou os documentos que comprovam que o secretário de Educação, Jonas Silva, vem levando à categoria na "barriga" por meio de ofícios e datas não cumpridas. Confira documentos abaixo.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).