23 de Outubro de 2024
23 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018, 08:22 - A | A

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018, 08h:22 - A | A

pedaladas fiscais

Presidente, vice e relator de CPI contra Taques respondem por atos de corrupção

Lucione Nazareth/ VG Notícias

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar o governador Pedro Taques (PSDB) pelas supostas “pedaladas fiscais”, definiu nessa terça-feira (30.01), em primeira reunião de trabalho, a sua respectiva composição. Os três principais membros da CPI: presidente, vice e relator, respondem por atos de corrupção na Justiça.

Definido como presidente da Comissão, o deputado estadual Mauro Savi (PSB), na semana passada virou réu em ação penal por suposta participação em uma organização criminosa que teria fraudado o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O prejuízo teria sido na ordem de R$ 104,2 milhões ocorrido entre julho de 2014 a janeiro de 2015.

O relator da CPI, responsável por elaborar o relatório das investigações, será o deputado Ondanir Bortolini – popular Nininho (PSD). O parlamentar é acusado de ter se beneficiado no esquema de corrupção do ex-governador Silval Barbosa (MDB) e consta na delação premiada do ex-gestor.

Já o deputado Adriano Silva (PSB) foi escolhido para o cargo de vice-presidente. Ele é réu em ação de improbidade administrativa relacionada a contratação de empresas fantasmas para prestação de serviços à Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). O parlamentar foi reitor da instituição entre 2010 a 2014.

A Comissão ainda tem como membro o deputado Allan Kardec (PT), que faz oposição ao governador Pedro Taques, e é um dos autores do pedido de investigação contra o gestor. O petista ficou com a sub-relatoria da CPI.

Além disso, o deputado Leonardo Albuquerque (PSD) deixou de ser membro titular da Comissão. Ele alegou que não teria indicado nome para fazer parte da CPI. Na vaga dele entrou o deputado Guilherme Maluf (PSDB).

A CPI irá investigar a arrecadação dos recursos oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), bem como a ampliação dos referidos recursos, e dos recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760