VGN / VG Notícias
Deputado contou que recentemente conversou com uma pessoa que estava em uma festa com outras 30 pessoas, e ao final do evento 16 pessoas testaram positivo
Devido à disseminação da Covid-19 e, principalmente, da alta nos casos da nova cepa do vírus influenza, denominada H3N2, um subtipo do vírus influenza A, conhecido como Darwin, o deputado estadual, João José — conhecido como Dr João (MDB), defende que o governador Mauro Mendes (DEM) encaminhe aos prefeitos dos 141 municípios, recomendação para cancelarem o Carnaval pelo segundo ano consecutivo. A festa está prevista para ocorrer entre os dias 25 de fevereiro e 5 de março.
O parlamentar, presidente da Comissão de Saúde, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), declarou que casos de Covid podem “explodir” com a festa de rua nos municípios mato-grossenses, por isso, é preciso que o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) orientem os prefeitos a cancelarem a festividade.
No fim do ano passado, o Governo do Estado orientou os gestores municipais a suspenderem as festas de Natal e de Réveillon, como medida de prevenção contra a disseminação do coronavírus.
“Tem que orientar os prefeitos de novo. O carnaval aqui (Cuiabá) se não me engano já foi suspenso. Eu acredito que no Brasil inteiro está sendo suspenso. Se uma festa de Natal e Ano Novo deu todos os problemas que deram, você imagina uma festa de Carnaval que vai dar problema. A opinião da Comissão de Saúde da Assembleia é realmente orientar fazer uma nota com o Governo do Estado e com a Secretaria Saúde do Estado, justamente para evitar esses problemas”, declarou.
João contou, que recentemente, conversou com uma pessoa que estava em uma festa com outras 30 pessoas, e ao final do evento, 16 pessoas testaram positivo para Covid-19, ou seja, mais da metade dos frequentadores da festividade, o, que, segundo ele, demonstra o período da propagação do vírus com a liberação e realização desta categoria de evento.
“Todo mundo julgou que a pandemia acabou e a prova é que não acabou. Conversei com uma pessoa que estava com mais 30 em uma festa e 16 foram contaminados. Quer dizer tem que tomar cuidado. Nós estamos em uma pandemia. O coronavírus estava quietinho e o número de casos vem aumentando. Então temos que tomar cuidado”, encerrou.
Leia Também - Deputado alerta que casos de Covid crescem 300% por dia em MT: "A sorte é de quem se vacinou"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).