22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 02 de Dezembro de 2021, 11:30 - A | A

Quinta-feira, 02 de Dezembro de 2021, 11h:30 - A | A

recomendação

Presidente da AMM cita variante ômicron e pede que prefeitos cancelem festa de réveillon e Carnaval

Neste período de incerteza gestores públicos têm que ser bastante cautelosos para adotar medidas que garantam proteção da população, disse presidente da AMM

Lucione Nazareth/VGN

AMM/MT

VGN_Neurilan Fraga_AMM-mt

 Neste período de incerteza gestores públicos têm que ser bastante cautelosos para adotar medidas que garantam proteção da população, disse presidente da AMM 

 

 

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PL), enviou nessa quarta-feira (1º.12) comunicado aos prefeitos recomendando que eles não realizem eventos públicos do Réveillon e Carnaval, tendo em vista a chegada da variante ômicron no Brasil.

De acordo com o documento, o alerta foi emitido após Organização Mundial de Saúde (OMS) informar que o ômicron representa um risco muito alto para o planeta e pediu que os países acelerem a vacinação dos grupos prioritários. Além disso, o atual cenário aponta o aumento de casos de Covid-19.

Segundo Neurilan, o momento é de prudência para evitar o descontrole das contaminações pelo novo coronavírus, que vitimou fatalmente mais de 600 mil pessoas no país, das quais mais de 14 mil eram de Mato Grosso.

“Estamos acompanhando o aumento de casos na Europa e na Ásia. E neste período de incerteza os gestores públicos têm que ser bastante cautelosos para adotar medidas que garantam a proteção da população e a eficiência do sistema público de saúde. Estamos fazendo as recomendações, mas a decisão sobre a realização dos eventos cabe a cada prefeito e prefeita”, destacou o presidente da AMM.

Ainda de acordo com ele, o Boletim Observatório Covid-19 da Fiocruz, publicado este mês, adverte que a atual “nova onda” de coronavírus, em decorrência do surgimento de variantes na Europa, deve servir como alerta ao Brasil, que tem pouco mais de 60% da sua população totalmente vacinada.

““É extremamente necessário que os gestores e técnicos municipais estejam sempre atualizados e trabalhando em consonância, seguindo as orientações não só governamentais como da OMS, e de poderes para melhor orientar a prevenção e cuidado da população, diante da Covid-19, uma vez que a capacidade de propagação da doença é considerada rápida, o que exige maior atenção para a notificação, confirmação e a intervenção oportuna dos casos”, diz trecho da nota da AMM.

Lembrando que uma mulher de 28 anos que desembarcou na última segunda-feira (29.11) em Várzea Grande, de um voo que saiu de Joanesburgo, na África do Sul, está sendo monitorada pela Vigilância Sanitária do município por causa dos registros da nova variante ômicron no Brasil.

Leia Também - Variante Ômicron: moradora de VG é colocada em isolamento ao retornar da África do Sul

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760