O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), afirmou em entrevista ao , na quinta-feira (31.08), que a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Chapéu do Sol, região do Pari, deve ser entregue no máximo em 90 dias e irá atender mais de 27 bairros.
O prefeito disse que a ETA vai estar em funcionamento, no entanto, as obras ainda não estarão concluídas, pois faltam alguns acabamentos, mas conforme Kalil, estará produzindo água, e atendendo mais de 50 mil pessoas. “Vamos colocar para rodar. O importante é ter água na casa do cidadão várzea-grandense. Esse é o principal objetivo”, enfatizou.
Questionado sobre o andamento das obras da ETA do bairro 24 de dezembro, Kalil disse que está a todo vapor, contudo, lembrou que deu uma “atrasadinha” devido à questão do licenciamento, uma vez que precisava de liberação dos proprietários da região, para a adutora chegar às margens do Rio Cuiabá. Kalil frisou que o impasse já foi sanado e a obra está acontecendo dentro do cronograma normal.
Em relação à questão do tratamento de esgoto, que hoje a Várzea Grande ainda despeja muito esgoto in natura no Rio Cuiabá, foi questionado ao prefeito se existe um planejamento para acabar com o problema, o emedebista explicou que está em construção uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na região do Santa Maria, que vai atender a sub bacia 2 e 5, e com isso vai dobrar de 30%, chegando a 65% de esgotamento tratado na cidade.
“É um avanço que a gente vai dar no esgotamento sanitário, até preservando nosso Rio Cuiabá, preservando nosso meio ambiente. Nessa gestão, as obras estão acontecendo”, declarou.
O prefeito ressaltou, ainda, que a administração pública está colocando recurso próprio de R$15 milhões, recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ainda. Segundo Kalil, como está defasado o preço, a Prefeitura está arcando com boa parte do recurso para que se concretize a obra, e enfim seja colocado o esgotamento sanitário para atender boa parte da cidade de Várzea Grande.
Leia também
Prefeito de Várzea Grande anuncia entrega de 15 mil títulos definitivos até final do mandato
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).