20 de Setembro de 2024
20 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 14 de Janeiro de 2024, 14:30 - A | A

Domingo, 14 de Janeiro de 2024, 14h:30 - A | A

CHAPADA DOS GUIMARÃES

Prefeito diz que Interdição do Portão do Inferno pode deixar município sem abastecimento e causar desemprego

Prefeito diz que as rotas para o município são longas e elevam os preços dos fretes

Angelica Gomes/VGN

Após diversas queixas de moradores de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) quanto ao preço dos produtos alimentares no município, Osmar Froner (MDB), expressou à imprensa que as alternativas de trajetos para a cidade, devido às interdições na MT-251, são extensas e causam um aumento nos custos dos fretes para transporte de alimentos e outros produtos essenciais ao município.

Em uma vistoria realizada na sexta-feira (12.01) no trecho conhecido como Portão do Inferno, Osmar detalhou como a economia local está sendo severamente impactada pela interdição da rodovia. Esta situação prejudica significativamente setores vitais como turismo e comércio, podendo, inclusive, acarretar desemprego na região.

O prefeito destacou que as festas de fim de ano foram bastante proveitosas para a economia do município. No entanto, em menos de um mês, houve uma redução de 50% no fluxo de turistas e visitantes, afetando diretamente restaurantes, pousadas, feiras e diversos outros setores dependentes da atividade turística, além do setor imobiliário.

Osmar expressou preocupação: “Temo que essa situação possa levar ao desemprego, especialmente entre as famílias que dependem da prestação de serviços não só no turismo, mas também na atividade imobiliária, que é bastante relevante em Chapada. Áreas como a construção civil e o desenvolvimento de condomínios estão sendo fortemente impactadas, afetando toda a cadeia produtiva”, lamentou o prefeito.

Quanto às interdições: Devido aos riscos geológicos identificados na MT-251, especialmente na área do Portão do Inferno, onde recentes desmoronamentos de rochas foram registrados, o trecho está sob restrições de tráfego, proibindo a passagem de veículos pesados desde dezembro de 2023.

Para abastecer a cidade, caminhoneiros e comerciantes estão recorrendo a rotas alternativas, como as rodovias BR-163 e 070, passando por Campo Verde, para chegar até Chapada dos Guimarães.

Essa rota alternativa, mais longa, tem causado transtornos aos moradores do município, que enfrentam dificuldades decorrentes do aumento dos custos e da deterioração da qualidade dos produtos.

Leia também: Prefeito acusa vereadora de se “vitimizar” e diz que secretário é "exaltado"

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760