Em Várzea Grande, diversos comerciantes e empresários não respeitam o Código de Postura da Prefeitura Municipal, e utilizam as calçadas e ruas da cidade como extensões de suas lojas para propagar e vender seus produtos de forma irregular, causando desconforto à população, principalmente idosos e pessoas com deficiência, que muitas vezes não conseguem andar nas calçadas, por estarem ocupadas e precisam andar nas ruas, podendo sofrer acidentes.
Há mais de 5 anos, o recebe reclamações de moradores e fiscaliza constantemente essa situação, denunciando para a Prefeitura de Várzea Grande e para a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, porém, a situação não se resolve.
Nesta semana, durante entrevista ao , o prefeito Kalil Baracat (MDB), afirmou para à equipe do site, que irá criar uma força-tarefa para fiscalizar diversos pontos da cidade, principalmente na questão de mobilidade urbana. O gestor afirmou que a Prefeitura vem recebendo muitas reclamações sobre as calçadas ocupadas, e está estudando em conjunto com as Secretarias, uma forma de criar um núcleo de fiscalização.
“Nós temos o Código de Postura que deve ser seguido. Os empresários não podem utilizar do passeio público, e a fiscalização vai atuar para mudar isso. Estamos fazendo um estudo, um planejamento para criar uma força-tarefa de toda fiscalização. Vamos criar um núcleo de fiscalização para atuar na cidade”, afirmou.
Kalil explicou os fiscais de posturas, de obras e meio ambiente irão fiscalizar a cidade, mas o projeto continua em estudo, pois, conforme classificado pelo prefeito, “a fiscalização é um remédio amargo”, e não vai agradar às empresas e comércios, porém, é necessário para acabar com a ocupação irregular do espaço público.
“Vamos incluir os fiscais de postura, fiscais de obras e de meio ambiente. Isso continua sendo discutido da melhor forma para que a fiscalização seja efetiva. Mas, sabemos que a fiscalização é um remédio amargo, então não vamos conseguir agradar todo mundo, porém a prefeitura vai atuar fiscalizando, e queremos acabar com esse problema de ocupação do espaço público”, finalizou.
Leia também - Audiência pública irá debater proibição de fogos de artifícios em VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).