O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), declarou nesta segunda-feira (28.06) que o programa Agro da Gente - ação do programa Pra Frente Cuiabá, tem foco em uma gestão humanizada e busca preparar a Capital para os próximos 30 anos, promovendo desenvolvimento econômico em todas as áreas.
Emanuel argumentou que a gestão “começa a plantar uma semente, quebrar paradigmas para dar início a uma realidade.” “´É o quinto eixo que sustenta o Pra Frente Cuiabá - e queremos promover o desenvolvimento econômico da nossa Capital em virtude da pandemia, mas para o pós-pandemia. Temos que nos preocupar com a retomada econômica do município de Cuiabá”, declarou o prefeito.
Na oportunidade, Emanuel também destacou, que autorizou um estudo técnico para a chamada pública de viabilidade da criação de uma loteria municipal por meio do programa Cuiabanco.
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, também destacou a importância do Agro da Gente. “Não tem como pensar no futuro de Cuiabá sem voltarmos os olhos para a zona rural” declarou.
Leia mais: Emanuel lança programa de desenvolvimento econômico: “Complexo de inferioridade ficou para trás”
Vuolo observou que Cuiabá é formada por 3.291 quilômetros quadrados, sendo 254 é área urbana e 92% é zona rural e “não há como pensar no futuro sem voltarmos os olhos para zona rural. Olhar com atenção, focando principalmente o produtor de pequena propriedade”, disse o secretário, apontando a necessidade de um estudo, um diagnóstico sobre a produção e necessidade da zona rural de Cuiabá.
“O programa Agro da Gente está inserido dentro do grande programa do prefeito Emanuel Pinheiro chamado programa Pra Frente Cuiabá, que visa construir em Cuiabá e de construção para o desenvolvimento econômico e sustentável num período de pandemia e pós-pandemia.
Vuolo destacou o programa “Pra Frente Cuiabá”, que compreende cinco ações: o “Sine da Gente”, “Enem Digital”, “Qualifica Cuiabá”, “Agro da Gente” e “Cuiabanco”.
“Há dois meses trabalhando já foram 300 cartas entregues, mais de 46 empregos conseguidos diretamente pelo Sine da Gente que está dentro do Pra Frente Cuiabá. O segundo é o Enem Digital são aulas de cursinho pré-vestibular para 2 mil alunos com professores de primeira linha, tudo de forma gratuita, para garantir a inserção dos alunos na faculdade. O terceiro é o programa idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, chamado Qualifica Cuiabá, que iniciou na primeira gestão e em parceria com o Senai estamos trabalhando a capacitação só neste ano de 1.960 profissionais. Recentemente, o prefeito assinou e encaminhou o projeto à Câmara que vai permitir uma carteira de crédito, o chamado Cuiabanco. A Prefeitura irá subsidiar todos os juros do dinheiro tomado, para que o cidadão tenha condição de captar recursos e investir no negócio”, assegurou o gestor.
O Agro da Gente já vem realizando algumas atividades na zona rural da Capital, como palestras de educação financeira e mapeamento das atividades produtivas, que vai levar qualificação técnica na produção do campo e incentivo ao desenvolvimento agroindustrial.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).