O prefeito de Alta Floresta, a 790 km de Cuiabá, Chico Gamba (União Brasil), teve o mandato cassado nesta sexta-feira (28.03) por decisão da juíza da 24ª Zona Eleitoral do município. A sentença, ainda não publicada oficialmente, aponta abuso de poder dos meios de comunicação, classificando a conduta como “fraude de extrema gravidade”.
O caso diz respeito ao uso de uma conta no Instagram durante a campanha eleitoral de 2024. Segundo o advogado do prefeito, Rodrigo Cyrineu, a conta oficial do então candidato foi hackeada ou perdeu o acesso. Em razão disso, Gamba passou a utilizar uma conta alternativa, originalmente administrada por uma página de humor local chamada “Alta Floresta Mil Grau”.
Ainda conforme a defesa, a página foi cedida ao candidato e teve seu nome alterado para “Chico Gamba”, sendo utilizada como canal de comunicação com os eleitores durante o período eleitoral.
A Justiça Eleitoral entendeu que a cessão da conta configurou uso indevido dos meios de comunicação e violação das normas da legislação eleitoral.
Em entrevista ao portal , Rodrigo Cyrineu declarou que considera a decisão rigorosa e afirmou que não houve impulsionamento de conteúdo nem gastos com publicidade.
“O que houve foi, no máximo, uma situação que poderia ser tratada como propaganda irregular. A decisão me pareceu desproporcional”, afirmou o advogado. Ele também argumentou que o número de seguidores em redes sociais não determina o resultado de uma eleição, citando como exemplo a eleição presidencial de 2022.
Ciryneu declarou ainda que, a reeleição de Chico Gamba ocorreu com ampla margem de votos, o que afastaria qualquer questionamento quanto à legitimidade do resultado.
Segundo o advogado, o prefeito foi comunicado da decisão judicial por telefone e, posteriormente, divulgou um vídeo em suas redes sociais informando a população sobre a cassação.
A defesa aguarda a publicação oficial da sentença para protocolar o recurso. O caso poderá ser reavaliado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e, em última instância, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Leia também - Se ela não viver comigo, não vai viver com você, nem com mais ninguém”, avisa homem antes de matar amante em MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).