Dirigentes do PP, União Brasil e Republicanos admitem, nos bastidores, a possibilidade da criação de uma super-federação entre os três partidos. O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas, disse em entrevista à imprensa nessa quinta-feira (25.01), que a federação é uma possibilidade concreta e pode sair ainda em 2024.
Nogueira declarou que as conversas entre as direções nacionais dos partidos estão evoluindo, mas que ainda há entraves regionais a serem resolvidos.
As três siglas juntas, caso a federação seja confirmada, formariam a maior bancada da Câmara e do Senado com 151 deputados e 17 senadores. O fundo eleitoral da super-federação também seria turbinado, passando de R$ 1,2 bilhão para as eleições deste ano.
Em Mato Grosso
A concretização dessa super-federação, poderá ter um grande impacto nas eleições municipais deste ano em Mato Grosso, pois fará com que os candidatos à prefeito que se lancem pela federação, contem com um robusto fundo eleitoral e um largo tempo de televisão e rádio para divulgação de sua campanha política.
Em Cuiabá o deputado federal Fábio Garcia (União) pode ser um dos mais beneficiados pela possível criação dessa super-federação. Garcia, que é pré-candidato a prefeito da capital, tem o apoio explícito do governador Mauro Mendes (União), que é presidente estadual do partido.
Leia Também: Bolsonaro pode lançar Michelle à Presidência em 2026, segundo Dirceu
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).