29 de Setembro de 2024
29 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 03 de Julho de 2017, 11:10 - A | A

Segunda-feira, 03 de Julho de 2017, 11h:10 - A | A

Operação Aprendiz

Politec fará exame de insanidade mental em empresário acusado de compor organização chefiada por ex-vereador

Rojane Marta/VG Notícias

O juiz Jurandir Florêncio de Castilho Júnior, da Sétima Vara Criminal, determinou o reagendamento junto à Politec, do exame de insanidade mental a ser feito no empresário André Luís Guerra dos Santos, acusado pelo Ministério Público do Estado (MPE/MT), de ajudar o ex-vereador João Emanuel a desviar recursos públicos da Câmara de Cuiabá.

O exame foi autorizado pela juíza Selma Rosane Santos Arruda, em novembro de 2016. Porém, até o dia 26 de junho ainda não havia sido realizado.

“Considerando que não foi realizado o exame de Insanidade Mental no acusado ANDRÉ LUIS GUERRA DOS SANTOS a Secretaria deverá providenciar o reagendamento da perícia junto à POLITEC” diz decisão.

O empresário é apontado pelo MPE, na Operação Aprendiz, como um dos integrantes da suposta organização criminosa chefiada por João Emanuel, que na época respondia pela Presidência da Câmara de Vereadores de Cuiabá.

O exame é para comprovar, ou não, a alegação da defesa de que ele sofre transtornos mentais, o que poderá livrá-lo de futura condenação. Confira decisão:

O juiz também
26/06/2017
Decisão->Determinação
VISTOS ETC.

1 – Considerando que não foi realizado o exame de Insanidade Mental no acusado ANDRÉ LUIS GUERRA DOS SANTOS a Secretaria deverá providenciar o reagendamento da perícia junto à POLITEC. Certifique-se.

2 – O Douto causídico que assiste ao acusado JOÃO EMANUEL MOREIRA LIMA requereu que o prazo para alegações finais seja sucessivo para as defesas e no mesmo período de tempo que o Ministério Público permaneceu com o feito (fls. 2410/2411).

A defesa de EVANDRO VIANNA STÁBILLE destacou que pela pluralidade de réus, a Senhora Gestora não permitiu a retirado dos autos do cartório, motivo pelo qual, requer vista do processo, a fim de confeccionar suas alegações finais (fls. 2412/2413).

POIS BEM. Primeiramente registro que o Ministério Público apresentou memorias finais com relação a todos os réus, enquanto as defesas dos requerentes irão se manifestar somente em relação aos acusados que assistem.

Além disso, o processo se encontra na Secretaria a disposição das defesas desde 28/04/2017, quando retornou do Ministério Público, ou seja, há mais de 01 (um) mês e 28 (vinte e oito) dias, tempo superior ao fixado em Lei.

No entanto, com o fito de evitar futura alegação de cerceamento de defesa e, ainda, por se tratar de processo complexo, concedo aos advogados que não apresentaram os memorias finais o prazo 10 (dez) dias para cada um sucessivamente, na ordem abaixo:

1 – JOÃO EMANUEL MOREIRA LIMA;

2 – PABLO NORBERTO DUTRA CAIRES;

3 – EVANDRO VIANNA STÁBILE

Intimem-se.

 

Cumpra-se.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760