O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) voltou a reivindicar nesta segunda-feira (12.07), mais vacinas contra Covid-19 ao Ministério da Saúde por conta dos jogos da Copa América.
Desta vez, o pedido do prefeito embasou-se na informação divulgada pelo jornal O Estado de S.Paulo, destacando que integrantes das seleções da Colômbia e Equador, que estiveram em Cuiabá durante a Copa América carregavam a variante B.1.216.
Conforme a reportagem, os atletas que testaram positivo para a Covid-19 em junho passado estavam com a variante B.1.216, que tem origem na Colômbia e até então não havia sido detectada no Brasil. As amostras coletadas foram analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, que identificou a variante.
“Infelizmente, a notícia veiculada por um grande veículo de comunicação acaba sendo a confirmação de uma tragédia anunciada. Quando me coloquei contrário ao evento, muitos me criticaram e tentaram politizar minhas ponderações. Entendo que ter a realização de um mega evento esportivo, como uma Copa, é motivo de honra para qualquer cidade, mas em outra época”, declarou Emanuel à Comunicação da Prefeitura Municipal.
Agora, o prefeito espera com ajuda do filho, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, Emanuelzinho (PTB) garantir um reforço no envio de doses e dar celeridade na vacinação da população cuiabana.
Leia mais: Emanuel afirma que vacinas extras vão chegar e diz que atraso “Foi uma falha de comunicação"
Na última sexta-feira (09), Emanuel afirmou que houve uma falha de comunicação entre a Casa Civil da Presidência da República e o Ministério da Saúde em relação ao pedido anterior. Situação que atrasou a chegada das doses de vacinas extras contra a Covid-19, em Cuiabá. Segundo Emanuel, o pedido das vacinas precisa ser submetido ao Plano Nacional de Imunização (PNI) e no momento está em análise: “Estamos aguardando a definição, o ministro disse que o processo de liberação está bem avançado. Vou aguardar com a convicção e esperança de que seremos atendidos”, disse.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).