O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), garantiu durante lançamento do programa de imunização contra a Covid-19 para pessoas que compõem o grupo de vulnerabilidade social, que continuará guardando a 2ª dose para ser aplicadas no público vacinado com a 1ª dose.
Emanuel afirmou que a população cuiabana pode ficar “descansada” ao destacar que "hoje são quase 130 mil doses aplicadas entre 1ª e 2ª doses, o que leva quase 80% de doses aplicadas na Capital.”
“Fomos atacados, criticados com baixaria, agressões por muita gente que realmente ficou na dúvida e por muita gente com interesse politiqueiro. Agora, a população conhece nosso trabalho, conhece nosso espírito humanitário e nossa gestão humanizada, por isso não titubeei: a segunda dose é patrimônio de quem tomou a primeira dose”, declarou o prefeito.
Leia mais: Prefeito de Cuiabá quer imunizar garis e pessoas de ruas na próxima semana
Ele contou que mesmo com os comentários dizendo que o Ministério da Saúde autorizou usar a segunda dose como primeira – se preocupou – caso o repasse das vacinas viesse atrasar ou faltar.
“Eles falaram, Emanuel melhora o ranking, tem municípios que está dando a segunda dose como a primeira, o Ministério já autorizou, eu falei: Não, não, mil vezes não, porque Deus que me perdoe, dá uma vacina na primeira dose - eu pensei nisso quando minha mãe vacinou com 89 anos - e se faltar a segunda dose, o que eu vou dizer para essas pessoas? A primeira dose sem a segunda dose é um risco, não serve para nada. E vai colocar num momento de estresse emocional, sofrimento de dores e perdas”, afirmou o prefeito.
Emanuel afirmou ao grupo de garis e pessoas de ruas vacinadas pelo programa que: “Cuiabá hoje é referência nacional por não brincar com a saúde da população.”
“Cuiabá hoje é uma referência nacional, todos que tomaram a primeira dose têm a sua segunda dose guardada. Da mesma forma, hoje vocês que estão representando a categoria de vocês podem dormir tranquilos. Vão tomar a primeira dose com todo controle e registro da Secretaria Municipal de saúde”, disse o prefeito.
Ao finalizar Emanuel Pinheiro explicou que o primeiro grupo a ser priorizado compreende 2.200 trabalhadores. “Estamos avançando e priorizando aqueles que precisam ser priorizados, aqueles que estão em situação de vulnerabilidade e que estão mais expostos ao contato com o vírus. Então hoje iniciamos a vacinação dos trabalhadores do transporte coletivo, catadores de recicláveis, carroceiros, garis e dos funcionários da varrição de rua, o que corresponde a mais ou menos 2.200 trabalhadores. Durante essa semana até o decorrer da semana que vem, teremos todos devidamente vacinados”
LISTA DOS VACINADOS HOJE:
Ermenegildo de Arruda, 61 anos, varreção de rua
Valdeir Aparecido dos Santos, 40, coleta de residuos
Hilton da Silva Amorim, 42, carroceiro
Thiago da Silva Duarte, 38, catador de reciclável
Hermeson da Silva Queiroz, 40, motorista do transporte
Odiena Gonçalves de Azevedo, 40, carroceira
Gelcimara Abadia de Oliveira, 27, catadora de reciclável
Marcos Sérgio Pedroso da Silva, 50, motorista do transporte coletivo
Natalino Ribeiro, 37, coleta de resíduos
Onerio Manoel de Amorim, 66, varreção de rua
Flávio de Almeida Correia, 48, motorista do transporte coletivo
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).