22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 22 de Junho de 2022, 07:58 - A | A

Quarta-feira, 22 de Junho de 2022, 07h:58 - A | A

"Operação Acesso Pago"

PF prende ex-ministro Milton Ribeiro por suposto esquema de liberação de verba

Investigação apura se pessoas sem vínculo com o Ministério da Educação atuavam para a liberação de recursos do FNDE

Lucione Nazareth/VGN

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (22.06) o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro suspeito de montar um gabinete paralelo para liberação de verbas dentro da pasta.  

A prisão foi em cumprimento a mandado de prisão da Operação Acesso Pago na ação que apura se pessoas sem vínculo com o Ministério da Educação atuavam para a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A investigação foi aberta após suspeitas envolvendo a atuação dos pastores Gilmar dos Santos e Arilton Moura na liberação de recursos do Ministério da Educação para Prefeituras de aliados.   

O ex-ministro foi preso pelos crimes de tráfico de influência, de corrupção passiva, prevaricação e advocacia administrativa.

A Polícia Federal cumpre 13 mandados de busca e apreensão contra os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, cinco mandados de prisões nos Estados de Goiás, São Paulo, Pará e no Distrito Federal. Outas medidas cautelares diversas, como proibição de contatos entre os investigados e envolvidos, também foram efetuadas. As ordens judiciais foram emitidas pela 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Importante destacar que Milton Ribeiro pediu demissão do cargo em 28 de março. O afastamento foi solicitado depois de um áudio vazado mostrar o ministro dizendo priorizar repasse de verbas a municípios indicados por um pastor evangélicos.

Atualizada às 09h50 -  O Ministério da Educação em nota afirmou que os fatos investigados pela Polícia Federal “envolvem a gestão anterior da pasta” e que continua contribuindo com os órgãos de controle para que “os fatos sejam esclarecidos com a maior brevidade possível”. 

NOTA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 22.JUN.2022

"Nota de esclarecimento

"O Ministério da Educação esclarece que recebeu hoje (22) equipe da Polícia Federal para continuar colaborando com todas as instâncias de investigação que envolvem a gestão anterior da pasta.

"No sentido de esclarecer todas as questões, o MEC reforça que continua contribuindo com os órgãos de controle para que os fatos sejam esclarecidos com a maior brevidade possível.

"O MEC ressalta que o Governo Federal não compactua com qualquer ato irregular e o continuará a colaborar com as investigações.

Leia Mais - PGR pede envio de inquérito sobre ex-ministro da Educação à Justiça Federal

Reprodução

mandado-prisão-milton-ribeiro

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760