A menos de um ano do início das convenções partidárias, onde os partidos escolherão os candidatos para a disputa da Prefeitura de Cuiabá, as principais lideranças do Estado, o governador Mauro Mendes (União) e o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), enfrentam dificuldades para emplacar seus indicados, conforme apontam pesquisas divulgadas até o momento.
De acordo com a última pesquisa MT Dados, realizada no início do mês e amplamente divulgada pela mídia local, a eleição em Cuiabá parece caminhar para uma polarização. No entanto, é importante ressaltar que essa polarização não se dará entre os candidatos apoiados pelo governador e pelo prefeito, já que estes ainda não obtiveram um desempenho expressivo nas pesquisas.
No União Brasil, Mauro Mendes não esconde sua preferência pelo deputado federal Fábio Garcia e tem se esforçado incansavelmente para promover a visibilidade do parlamentar e melhorar seu desempenho nas pesquisas eleitorais. No entanto, até o momento, os esforços do governador não surtiram o efeito desejado, visto que Garcia continua estagnado nos 5% das intenções de voto.
Emanuel Pinheiro definiu seu vice, José Roberto Stopa (PV), como candidato para sucedê-lo, denominando esse período como a "terceira era do pinheirismo". No entanto, essa estratégia tem enfrentado obstáculos, pois Stopa concorre dentro da federação (PT, PV e PCdoB) com o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que está melhor posicionado nas pesquisas, e a ex-deputada Rosa Neide (PT), a candidata mais votada na última eleição. Além disso, o vice-prefeito tem enfrentado dificuldades para melhorar seu desempenho nas pesquisas.
Dentro deste cenário, a polarização indicada pela pesquisa provavelmente ocorrerá entre o deputado federal Abílio Júnior (PL) e o presidente da assembleia, deputado Eduardo Botelho (União). Embora muitas coisas possam mudar até a eleição, as pesquisas atuais indicam tendências desfavoráveis tanto ao governador Mauro Mendes quanto ao prefeito Emanuel Pinheiro.
Leia Também: Stopa descredencia pesquisas, diz que sua hora vai chegar e que seu CPF é diferente do Emanuel
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).