Em uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (28.08), o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), vereadores do município e representantes dos comerciantes da avenida Couto Magalhães se encontraram para discutir os impactos das obras do BRT (Bus Rapid Transit) na região. As preocupações giram em torno das possíveis consequências negativas para os empreendimentos locais, caso o projeto do BRT seja executado ao longo da Couto Magalhães, retirando parte das vagas de estacionamento e reconfigurando a dinâmica comercial da área.
O presidente da Câmara Várzea Grande, vereador Pedro Paulo Tolares, conhecido como Pedrinho (União), explanou o resultado da reunião, destacando que a discussão foi instigada após uma comissão de empresários da Couto Magalhães ter se posicionado contra a passagem do BRT pela via. Na reunião, Pedrinho destacou que 19 vereadores e empresários estiveram presentes e pontuaram que são a favor do BRT, desde que o traçado não interfira na avenida Couto Magalhães. A sugestão de manter o projeto original do terminal do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) foi mencionada como uma alternativa viável.
O presidente da Câmara ressaltou que o prefeito entendeu a reivindicação e prometeu levar a questão ao secretário da SINFRA (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), Marcelo Padeiro, para que seja feita uma revisão no projeto. Segundo Pedrinho, o prefeito garantiu que não haverá início das obras na Couto Magalhães até que uma solução viável seja encontrada para atender às demandas dos comerciantes locais.
Por sua vez, o presidente do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Luiz Roberto Adverso Silva, manifestou sua satisfação com a reunião e a receptividade do prefeito às preocupações dos comerciantes. Luiz Roberto ressaltou que ficou decidido que os comerciantes aguardarão uma posição do prefeito antes de qualquer movimentação na área. Ele também destacou que os comerciantes são unânimes em defender a manutenção do asfalto na Couto Magalhães e a não entrada do BRT, devido ao impacto que o veículo de grande porte teria na área de estacionamento.
Luiz Roberto demonstrou confiança de que o prefeito levará em consideração os interesses dos comerciantes, dada a familiaridade dele com a situação comercial da região.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).