Movimento Escolas Abertas
O movimento “Escolas Abertas” esteve presente na sessão da Assembleia para cobrar a aprovação do projeto
Pedido de vista do deputado estadual Thiago Silva (MDB) adiou a segunda votação do Projeto de Lei 21/2021, que prevê a Educação como atividade essencial em Mato Grosso.
Em primeira votação, ocorrida na manhã desta segunda (05.04), os deputados por maioria aprovaram o PL que dispõe que as atividades educacionais, aulas presenciais nas unidades das redes pública e privada de ensino; municipal, estadual e federal, relacionadas a educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico, ensino superior e afins devem ser reconhecidas como atividade essencial no Estado de Mato Grosso, durante o período que perdurar a pandemia da COVID-19.
Leia também: Em mensagem, major relatou que quase se afogou por suposta negligência de hospital; confira
“Como atividades essenciais, não estão sujeitas à suspensão ou interrupção, devendo observar os protocolos de segurança. Fica garantido o funcionamento dos setores referentes à atividade aqui reconhecida em, no mínimo, 30% de sua capacidade total. Assegura-se o direito dos pais e responsáveis de optarem pela modalidade Educação à Distância, se disponível” cita trecho do PL, que deve voltar a ser apreciado pelos deputados na próxima sessão da Casa.
O movimento “Escolas Abertas” esteve presente na sessão da Assembleia para cobrar a aprovação do projeto. Confira vídeo no final da matéria.
“Estamos aqui para pedir que nossos deputados estejam conosco nesse momento, sensibilizados pela necessidade de que a educação se torne serviço essencial” disse a presidente do movimento, Franciele Claudino, em suas redes sociais.
O deputado Alan Kardec (PT) discursou na tribuna contra a aprovação do projeto. Ele defendeu a vacinação de todos os alunos e profissionais da Educação para o retorno das aulas. “Como vamos colocar um milhão de alunos nas salas de aulas, temos que avançar na discussão, acredito que a educação é prioridade, mas, profissionais e alunos são mais prioridades ainda. Colocar na sala de aula depois de vacina para todos” discursou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).