Atualizado às 09h37 - A Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado (CPI da Covid) se reúne nesta quinta-feira (20.05) para dar continuidade ao depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello sobre medidas adotadas no combate ao coronavírus durante sua gestão.
Pazuello começou a ser ouvido nessa quarta-feira (19.05) pelos senadores, mas o depoimento foi adiado após o ex-ministro passar mal.
Leia Mais - Pressionado na CPI, Pazuello passa mal no Senado; veja vídeo
Nesta quinta, o ex-gestor deve prestar esclarecimentos em relação ao agravamento da crise sanitária no Amazonas com a falta de oxigênio para os pacientes internados.
Na CPI, o ex-ministro afirmou que o Governo Federal não decretou intervenção no Amazonas, em decorrência do caos causado em Manaus, e o grande número de óbitos por falta de oxigênio, em plena pandemia, porque o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) apresentou toda uma argumentação da resolução do problema, como não foi aprovado na reunião de ministros em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou.
Pazuello culpa a empresa White Martins e a Secretaria de Saúde do Amazonas pela crise em Manaus, que não avisaram Ministério da Saúde sobre aumento de consumo de oxigênio.
Segundo o TrateCov - aplicativo lançado pelo Ministério da Saúde para recomendar medicamentos sem eficácia contra o coronavírus – foi hackeado em Manaus, e que desta forma foi retirado do ar no Amazonas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).