Mato Grosso recebe neste sábado (19.09) a comissão temporária externa criada para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal. A comissão criada por sugestão do senador mato-grossense Wellington Fagundes (PR) e inicialmente composta pela bancada sul-mato-grossense: senadoras Simone Tebet (MDB-MS) e Soraya Thronicke (PSL-MS) e Nelsinho Trad visitam a área afetada pelas queimadas.
A diligência conta também com outros quatro membros suplentes: os senadores Carlos Fávaro (PSD-MT), Esperidião Amin (PP-SC), Jayme Campos (DEM-MT) e Fabiano Contarato (Rede-ES), que preside a Comissão de Meio Ambiente (CMA).
Segundo Wellington Fagundes, a comitiva deve ainda conhecer os espaços de acolhimento dos animais afetados e conversar com as equipes que estão atuando na região para subsidiar as futuras ações no âmbito desta comissão.
Em Mato Grosso, o presidente da Assembleia legislativa de Mato Grosso (AL/MT), Eduardo Botelho, na sessão da última quarta-feira (16.09) afirmou que alguns deputados também devem participar da visita à área afetada para elaboração de leis conjuntas: “Vamos fazer essa Comissão mista da AL, Senado e a Câmara dos Deputados para fazer proposições, elaborarmos leis para que essas queimadas históricas que acontece no Pantanal não venha ocorrer nos próximos anos. Vamos trabalhar nesse projeto”, disse Botelho.
Roteiro - A partir das 14h (13h no horário local) grupo deverá sair de Cuiabá até Poconé, quando haverá uma visita a um espaço de acolhimento de animais atingidos pelo fogo, um encontro com representantes de proprietários de fazendas e pousadas, de organizações não-governamentais (ONGs) e cientistas, além de um sobrevoo de helicóptero na região afetada pelas queimadas. Depois o grupo irá para Porto Cercado e deverá se encontrar com equipes que estão atuando na região para o combate às chamas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).