28 de Abril de 2025
28 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
28 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018, 14:26 - A | A

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018, 14h:26 - A | A

sessão plenária

Neni acusa Calistro de intimidação e pede quebra de decoro parlamentar; Calistro manda provar

Izabella Araújo & Adriana Assunção/VG Notícias

VG Notícias

Janio e Neni

 

O vereador de Várzea Grande, Neni Chimarrão (PTC) acusou na sessão plenária desta quinta-feira (13.12), o colega parlamentar Jânio Calistro (PSD) de intimidação e uso de palavras de baixo calão.

Segundo Neni, já é a terceira vez nestes dois anos de mandato que Jânio faz o uso dessas palavras. “Eu quero aqui fazer um requerimento, solicito quebra do decoro parlamentar do vereador Jânio Calistro, por usar palavras de baixo calão. Ele é vereador, e eu também sou”, afirmou.

Ainda conforme Neni, o colega não pode intimidar as pessoas porque é policial militar lá fora. “Ele não pode intimidar as pessoas porque ele é policial lá fora, e eu sou churrasqueiro. Mas nós somos do mesmo nível. Não concordo com esse tipo de palavra que ele usou comigo, eu peço também a investigação do parlamentar pela comissão de ética”.

O presidente da Casa, vereador Chico Curvo (PSD), chegou a iniciar uma votação para aceitar o requerimento, mas acolheu a sugestão do vereador Carlos Garcia (PSB) e interrompeu a votação. Garcia sugeriu que a Presidência encaminhe o procedimento para a Comissão de Ética, segundo ele, durante o tramite o vereador acusado terá oportunidade de se defender.

Conforme o artigo 127 do Regimento Interno (RI) da Câmara de Vereadores, "qualquer vereador que cometer, dentro do recinto da Câmara, excesso que deva ser reprimido, o presidente conhecerá do fato e tomará providências", uma delas consta no inciso VI: "denúncia para a cassação de mandato por falta de decoro parlamentar".

De acordo com o RI, compete a Comissão de Ética analisar a possível cassação de mandato. A Comissão atualmente é presidida pelo vereador Carlos Garcia (PSB), e tem como membros: o vereador João Tertuliano de Barros, popular Joãozito (DEM), Jânio Calistro (PSD) e o vereador Carlino Neto (PV). 

Durante a sessão a vereadora Gisa Barros (PSB), também solicitou que a Presidência retire Jânio Calistro da Comissão.

Outro lado – ao oticias o vereador Jânio Calistro (PSD), relatou que o colega de parlamento vem lhe provocando há vários dias e negou qualquer tipo de ameaça. Jânio desafiou o colega provar a acusação.

“Veja bem, há vários dias recebemos um policial civil que veio aqui receber um título, e ele me disse para eu não ficar no meio, disse que eu não era mais policial. Primeiro, eu aposentei, mas ainda sou policial de reserva. Então, você cuide da sua vida ”, relatou o parlamentar.

Jânio afirmou que Neni não gostou quando soube que Calistro recebeu as lideranças do bairro Mapim em seu gabinete, e desde então estão ocorrendo divergências entre os parlamentares. “Na terça-feira passada recebi Willian Sidney e Alex do Mapim em meu gabinete, ele falou que eu não podia receber essas pessoas porque não prestavam. Perguntou o que eu queria com essas pessoas em meu gabinete, - recebo as pessoas que eu quiser. E hoje o vereador Sardinha estava discutindo com o vereador Pedrinho o problema do Uber e dos Taxis. Ele gritou lá de trás, o vereador está atrapalhando, eu disse para ele, se você estivesse na Tribuna e tivesse pedido a questão de ordem, não tinha problema nenhum é um direito seu, mas você não está”, afirmou.

Calistro disse ainda, que não ameaçou Neni. Segundo ele, apenas teria dito que não queria mais a sua amizade: “Ele disse que eu o esculhambei, só pedi para não ter mais a amizade dele. Eu não sei qual é o problema desse rapaz comigo, eu nunca fiz nada para ele, a única coisa que fiz foi cortar a amizade com ele. Ele que cuide da obrigação dele na Câmara, que eu cuido da minha”, concluiu.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760