08 de Novembro de 2024
08 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2014, 13:11 - A | A

Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2014, 13h:11 - A | A

MPF instaura inquérito civil para investigar consequências do incêndio da Arena Pantanal; Governo põe “panos quentes”

De acordo com o relatório, na época do incêndio não foi feita real apuração dos danos causados a estrutura da Arena.

por Rojane Marta/VG Notícias

O incêndio ocorrido na Arena Pantanal em outubro do ano passado está gerando polêmica. Relatório emitido por promotores de Justiça do Estado aponta que o Governo não teve o cuidado de apurar os reais danos causados na estrutura do estádio, após o incêndio, e preferiu tocar a obra.

De acordo com o relatório, na época do incêndio não foi feita real apuração dos danos causados a estrutura da Arena, ao invés disso, o Governo preferiu “maquiar” o local e seguir com as obras, o que pode ocasionar problemas futuros e por a sociedade em risco.

Segundo o promotor Alexandre Guedes, a falta de uma investigação mais precisa nos danos causados pode vir a provocar uma tragédia. “Há riscos aos torcedores, a imprensa, aos operários e todos aqueles que estão ou estarão lá dentro” declarou em coletiva à imprensa concedida na tarde desta segunda-feira (17.02).

Diante da “inércia” do Governo, o Ministério Público Federal, por meio da procuradora da República, Bianca Britto de Araújo, abriu um inquérito civil para apurar as consequências do incêndio que comprometeu parte da estrutura da “Arena Pantanal” em 25 de outubro de 2013.

MPF e Ministério Público do Estado afirmam que as explicações apresentadas pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa/MT) não foram conclusivas e que os próprios relatórios técnicos enviados pelo órgão indicam a necessidade de mais estudos.

Conforme o inquérito, o setor de perícia da Procuradoria-Geral de Justiça de Mato Grosso, por meio do Relatório Técnico nº 343/2013, constatou que o sinistro “causou danos significativos na estrutura de concreto do estádio, principalmente na laje situada acima da área da ocorrência do mesmo”.

No inquérito, o MPF requisitou a realização de perícia de engenharia na “Arena Pantanal”, com foco nas consequências do incêndio provocados na estrutura, empregando inclusive ensaios não destrutivos, utilizando os métodos mais adequados à situação. A perícia deve responder os seguintes questionamentos do MPF: “a) Os elementos estruturais da construção foram comprometidas pelo incêndio? Qual o nível de comprometimento? b) O nível de comprometimento nos elementos estruturais demanda a necessidade de se executar reparos/reforços na estrutura física? Que tipo de reparos? c) As instalações de prevenção e combate a incêndio do estádio projetadas e até agora colocadas se encontram dentro das normas técnicas pertinentes? d) Outras considerações que acharem pertinentes3) Oficie-se ao CREA/MT com a mesma documentação e quesitos anteriores, com requisição de perícia e opinião institucional da autarquia sobre as consequências do incêndio na obra”.

O órgão federal ainda oficiou a Secopa/MT, e solicitou informações complementares, tais: “a) Se foi realizada análise da compatibilidade dos resultados dos ensaios na estrutura afetada pelo incêndio de 25.10.13 na Arena Pantanal, realizados pela Concremat Engenharia e Tecnologia S.A. Com, com o projeto ou especificação da obra.  b) As providências já efetuadas para sanar os sinistros decorrentes do incêndio; c) Se houve algum aditivo ao contrato, qual o seu valor e objeto. As informações devem vir acompanhadas da documentação comprobatória pertinente; d) Se já foi transferida a totalidade de numerário prevista no financiamento para a obra e, em caso negativo, qual o remanescente a ser transferido/repassado”.

Clique aqui e confira abertura de inquérito.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760