Em meio às investigações do Ministério Público Federal, a deputada federal Coronel Fernanda (PL) emitiu uma nota de esclarecimento nesta quarta-feira (07.11)detalhando os critérios e processos seguidos na destinação de suas emendas parlamentares, reafirmando que todos os atos foram feitos dentro da legalidade.
A deputada explicou que as emendas foram alocadas de acordo com a Emenda Constitucional nº 105/2019, que permite transferências especiais. O valor de R$ 1,4 milhão destinado ao município de Chapada dos Guimarães, por exemplo, foi solicitado pela própria administração municipal. O pedido ocorreu em resposta aos danos causados por deslizamentos de terra na região do Portão do Inferno, afetando a MT-251 e prejudicando tanto as finanças do município quanto a população local. Segundo a deputada, o fechamento da rodovia resultou em queda na arrecadação de impostos e na movimentação comercial, o que motivou a solicitação de apoio financeiro ao governo federal.
Leia mais sobre o assunto: MPF abre investigação sobre “emendas PIX” em Sinop e mais seis cidades
Além disso, Coronel Fernanda ressaltou que, em 2024, destinou emendas parlamentares para 18 municípios e cinco secretarias de Estado em Mato Grosso. Segundo ela, as transferências foram feitas com base em critérios técnicos e legais, atendendo às solicitações e projetos enviados pelos órgãos governamentais, segundo ela, sempre visando ao interesse público e ao desenvolvimento de cada localidade beneficiada.
A deputada ainda comentou sobre o acompanhamento das investigações em andamento pelo Ministério Público Federal. Ela frisou que considera o monitoramento da aplicação de recursos públicos uma obrigação constitucional e afirmou estar à disposição para qualquer esclarecimento. “Tenho total convicção de que as destinações feitas em meu mandato estão em estrito cumprimento da legalidade,” declarou.
O gabinete parlamentar da deputada finalizou a nota reforçando que a parlamentar se mantém aberta a prestar todos os esclarecimentos necessários, tanto ao Ministério Público quanto à sociedade.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).